Votar nulo é abrir mão do debate

Votar nulo é abrir mão do debate

Na semana passada, enquanto participava de um programa de TV, fui questionado por uma telespectadora a respeito do voto nulo. Corre na internet um boato de que se a maioria dos votos for anulada serão realizadas novas eleições com novos candidatos. Como eu disse acima, é apenas boato.

O eleitor precisa se conscientizar de que votos nulos e brancos não ocasionam qualquer efeito no processo eleitoral. Eles simplesmente são descartados do cômputo total, valendo apenas os chamados votos válidos – em algum candidato ou na legenda do partido. Se você pretende protestar, certamente não será votando nulo.

Muito além dessas implicações legais, abrir mão do seu poder de escolha é entregar a terceiros a decisão dos rumos do Brasil. É aceitar passivamente que os outros votem e elejam seus representantes por você. Essa é a melhor saída para o descontentamento político atual?

O processo deve ser exatamente o inverso. Para conter a corrupção, o cidadão de bem precisa participar cada vez mais da vida política do país. Os candidatos aos cargos públicos devem ser trazidos ao centro do debate para que suas propostas sejam conhecidas. A popularização da internet proporciona essa aproximação.

Por isso convoco todos os republicanos a formar essa consciência política nos seus respectivos grupos. Abrir mão desse debate só favorece os espertalhões da velha política que nada têm a ver com a proposta do PRB. Para que esse Novo Brasil seja possível, é necessário que novas consciências políticas sejam criadas.

Vamos fazer isso juntos?


Marcos Pereira

Presidente Nacional do PRB

Blog: http://noticias.r7.com/blogs/marcos-pereira/

Youtube: http://www.youtube.com/user/MARCOSPEREIRAPRB10

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: