Você sabe mesmo o que quer dizer “arco-íris”?


Como algumas influências pagãs invadem nosso cotidiano secretamente

publicado em 14/02/2014 às 00:05.

Da Redação / Fotos: Thinkstock

Antes de muitos povos conhecerem o Deus único e verdadeiro, existiam no imaginário do ser humano os (falsos) deuses. Enquanto Deus se tornava mais conhecido dos homens no Antigo Testamento, por meio de Seus profetas, a luta para derrubar a crença naqueles seres mitológicos que muitos julgavam divindades não era pequena. Vários episódios bíblicos mostram isso: o duelo entre Moisés e os feiticeiros do faraó (Êxodo 7); Elias mostrando a 450 profetas de Baal quem era o Deus de fato (1 Reis 18); a estátua de Dagom amanhecendo caída e quebrada (1 Samuel 5). Ainda assim, Moisés mesmo teve que repreender o povo, que esculpiu um bezerro de ouro e o adorou (Êxodo 32). Pessoas adoravam a ídolos escondidas em casa.

Não importa se a mitologia era uma invenção demoníaca ou de pessoas: de qualquer modo, o diabo a usa para desviar o homem de Deus. Ainda hoje, há muita gente que adora a falsos deuses e falsos santos, interpondo-os entre eles e o verdadeiro Senhor.

Influência escondida

A idolatria é tão comum ao longo das eras, que acabou fazendo parte do cotidiano até de quem não é idólatra. Um dos campos que ela invadiu foi o das palavras, em muitas línguas. Um exemplo? Como você chama aquele arco colorido que se forma no céu quando as nuvens reabrem após uma forte chuva e deixam a luz do sol passar? A maioria responderá “arco-íris”, sem pestanejar.

Pois “íris”, palavra que hoje nos passa a ideia de cores (e por isso denomina a parte colorida dos olhos), é uma palavra grega para “mensageira da palavra”. Íris era uma falsa entidade mensageira da deusa Hera, esposa de Zeus. Criatura do ar, voava à Terra com a mensagem de Hera e outros deuses. Como usava um xale colorido e era muito rápida, deixava um rastro nas mesmas cores no céu – o “arco-de-Íris”. O arco também era visto como uma ligação, uma ponte, entre o lar dos deuses e a Terra – o que também foi adotado pela mitologia nórdica – por onde transitavam as ordens, pedidos e conselhos. Com o tempo, Íris saiu de cena e Hermes tomou seu lugar como mensageiro dos deuses – mas sem o rastro colorido.

Sentido bíblico

O arco colorido que vemos após chuvas tem vários nomes – que mudam de acordo com as diversas traduções da Bíblia. Se “arco-íris” remete à mitologia grega, há outras palavras que passam bem longe desse sentido. “Arco da Aliança” nos leva diretamente a Gênesis, em que Deus, após o Dilúvio, faz aparecer a forma colorida no céu para celebrar a aliança entre Ele e o homem, de que o protegeria se houvesse submissão humilde e verdadeira, quando a Arca de Noé finalmente repousou em terra seca após tanto tempo. “Arco do Céu” e “Arco Celeste” também aparecem em traduções bíblicas.

O latim, com influência grega, herdou a palavra iridis, remetendo à entidade mensageira dos deuses, como nome do arco celeste. Se no português mais comum ao Brasil o nome mais usado seja mesmo “arco-íris”, e em espanhol o mesmo, sem o acento (arco iris), em outras línguas essa palavra nem aparece. Rainbow, em inglês, é literalmente traduzido como “arco da chuva”, o que faz completo sentido. Arc en ciel, do francês, é “arco no céu”.

“Arco da Velha” também remete à formação luminosa e colorida no céu. A expressão deriva de “Arco da Lei Velha”, referente à Lei judaica do Antigo Testamento, que nos remete exatamente ao arco do episódio com Noé.

Claro que ninguém precisa se sentir culpado por falar “arco-íris” sem saber da verdadeira origem do nome. No entanto, vale a pena saber como alguns aspectos pagãos têm entrada forçada em nosso dia a dia, uma prova de que o pai da mentira faz de tudo para contaminar, secreta ou diretamente, a vida dos filhos de Deus.

Vale a pena ficarmos atentos.

“Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.” 1 Coríntios 16.13

http://www.universal.org/noticia/2014/02/14/voce-sabe-mesmo-o-que-quer-dizer-%E2%80%9Carco-iris%E2%80%9D-28815.html

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: