Viplan encerra as atividades no DF neste fim de semana


Últimas linhas operadas pela empresa, em Samambaia Norte, passam a ser atendidas pela Urbi Mobilidade

Johnny Braga

Após 40 anos de atividades no Distrito Federal, a Viação Planalto encerra as atividades neste final de semana. A empresa que chegou a ter a maior frota em circulação no Distrito Federal, não conseguiu vencer a licitação para operar no Transporte Público da capital. Em dezembro, a Viplan sofreu intervenção do Governo do Distrito Federal, que assumiu a operação da empresa para garantir o transporte da população, com a chegada das novas operadoras. Segundo o DFTrans, nesta sexta-feira (21) serão entregues 160 ônibus da empresa Urbi, em Samambaia Norte, assumindo todas as linhas antes operadas pela Planalto.

Desde o início do mês, 163 veículos da Viplan estão ciruclando em Samambaia. Os rodoviários da empresa que trabalham nas linhas da cidade tiveram as demissões agilizadas para ingressarem na Urbi.

A Viação Planalto é conhecida pelos usuários do Transporte Público por ter grande parte de sua frota composta por veículos com idade avançada, superior ao tempo limite de circulação. Com a saída da empresa e a chegada dos veículos da Urbi, a renovação da frota de ônibus do DF chega a reta final.

Com mais estes ônibus que serão entregues, chegam a 2.083 veículos novos nas ruas. De acordo com o DFTrans, a bacia 1 atendida pela empresa Piracicabana está com a frota renovada. A previsão é que nos próximos dias a frota total do DF esteja renovada com 2.580 veículos nas ruas.

Conta

Com a intervenção do governo, as despesas operacionais da Viplan foram cobertas pelo GDF. As rescisões contratuais dos rodoviários demitidos também foram cobertas com verba pública. Segundo o presidente da TCB – que assumiu a Viplan em dezembro-, Carlos Alberto Koch, os valores gastos com a empresa terão de ser devolvidos aos cofres públicos pelo Grupo Canhedo.

Na próxima semana o GDF vai devolver a empresa os veículos que estão em três garagens: Sobradinho, Santa Maria e Gama. Até o final do mês de março as garagens de Samambaia e por último a sede no Guará.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: