Vinicius Carvalho

PARA VOCÊ VIVEMOS EM UM ESTADO LAICO OU TEOCRÁTICO? TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES APÓS LER ABAIXO.

A Constituição prevê liberdade de religião e a Igreja e o Estado estão oficialmente separados, sendo o Brasil um estado oficialmente laico. A legislação proíbe qualquer tipo de intolerância religiosa, NO ENTANTO, a “Igreja Católica” goza de um estatuto privilegiado e, ocasionalmente, RECEBE TRATAMENTO PREFERENCIAL.

Um Estado secular ou estado laico é um conceito do secularismo onde o Estado é oficialmente neutro em relação às questões religiosas, NÃO APOIANDO nem se opondo a nenhuma religião.

Um estado secular trata todos seus cidadãos igualmente, independente de sua escolha religiosa, e não deve dar preferência a indivíduos de certa religião.
Estado TEOCRÁTICO ou teocracia é o contrário de um estado secular, ou seja, é um estado onde há uma única religião oficial.

O Estado secular deve garantir e proteger a liberdade religiosa e filosófica de cada cidadão, evitando que alguma religião exerça controle ou interfira em questões políticas.
Nem todos os Estados legalmente seculares são completamente seculares na prática, No Brasil, por exemplo, alguns feriados católicos – o mais notável sendo o de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do país – são oficiais para os funcionários públicos.

Vale ressaltar que um Estado Laico não pode, em nenhuma hipótese, nortear suas decisões, em qualquer dos três poderes, por alguma doutrina religiosa, seja qual for.



About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: