VICENTE PIRES – O MELHOR POSTO DE SAUDE DO DF

Posto de saudeVICENTE PIRES – O MELHOR POSTO DE SAUDE DO DF

 É isso mesmo que você leu, Vicente Pires tem a melhor Unidade básica de Saúde Pública do Distrito Federal! Diante do caos na saúde do DF é quase uma maravilha, mas realmente nosso posto não fica nada a dever para muito convênio médico a que já me associei… Isso tudo em meio a uma crise de saúde, onde postos e hospitais não têm um mínimo para atender nem paciente com dor de barriga.
Mas, a que se deve essa diferença da nossa Unidade para as demais do Distrito Federal? Simples: empenho da comunidade, que não desistiu de lutar para que o posto se transformasse no que é hoje.
Para isso, foi preciso mais que palavras, foi preciso abraçar a unidade (literalmente), fechar a EPTG, enfrentar os coordenadores regionais, secretários de saúde e até o vice-governador e o governador. Isso somente se deu porque a comunidade participou e atendeu ao chamado da AMOVIPE, tendo literalmente abraçado a unidade de saúde (em um mobilização) e a causa.

 Regina Carriona Gerente da Unidade Básica de saúde de Vicente Pires


Regina Carriona Gerente da Unidade Básica de saúde de Vicente Pires

Mas não foi somente isso, o principal feito foi conseguir que assumisse a direção da unidade uma pessoa empenhada e interessada em algo mais que o salario e o cargo; alguém que lutasse pela comunidade em geral.
Muitos gerentes passaram pela Unidade e todas tinham o objetivo de atender aos seus senhores chefes, cuja proposta inicial era fechar o posto no início deste Governo, sem se preocupar com o impacto que seria acarretado aos usuários. As instalações do local sempre foram boas, porém não funcionavam devido à burocracia e tudo passou a funcionar após o superintendente Regional de Taguatinga, Dr. Benvindo, nomear para nossa região a gerente REGINA CARRION e ela assumir juntamente com os demais funcionários.
Eles se empenharam tanto que, ao invés de termos o posto fechado, conseguiram transformar a unidade de Saúde em referência para o Distrito Federal, lembrando que todos são conceituados técnicos e não cargos políticos, como antes.  Parabéns à equipe pelo profissionalismo e compromisso com o bem maior das pessoas – a saúde. Vocês provaram que pode haver uma luz no fim do túnel para o caótico sistema da saúde publica do DF.
 Hoje a Unidade conta com:
ü  1 Ginecologista que atende pré-natal, ginecologia e obstetrícia, 40 horas;
ü  3 médicos da família que realizam atendimentos em geral, 40 horas cada;
ü  1 Pediatra, 40 horas.
 Serviços abertos hoje por enfermeiros e técnicos:
ü  Acolhimento e triagem do usuário;
ü  Sala da mulher – consulta e coleta de prevenção;
ü  Sala do adulto – clínica médica e saúde da família;
ü  Sala de medicação – atendimento a pacientes que são consultados e externos;
ü  Sala de curativo;
ü  Programa de Crescimento e Desenvolvimento (Pediatria);
ü  Imunização e vigilância epidemiológica – sala de vacina;
ü  Hiperdia (hipertensos e diabéticos) em andamento, praticamente estruturado.
 Serviços a serem abertos ou em andamento para breve:
ü  Equipe de Estratégia da Família (praticamente pronto);
ü  Equipe AB;
ü  Uma farmácia externa, que é um serviço indispensável, pois hoje os pacientes vão até o CST 02, localizado na Praça do Bicalho/Taguatinga. A proposta é ser uma farmácia modelo, implantando o serviço de farmácia clínica (onde o farmacêutico também consulta e orienta o uso de medicamentos específicos);
ü  Serviço de DST/AIDS, TB e Hanseníase, sendo necessária a existência e qualidade do atendimento na farmácia externa;
ü  Ser referência de Pé Diabético (com espaço para atendimento em cadeiras específicas, curativos e exames em geral);
ü  Pronto Atendimento até às 22hrs, ampliando assim o atendimento para a população;
ü  NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – para a região de Taguatinga;
ü  Nutricionista – Consulta para nutrição, já foi liberada 1 nutricionista para essa UBS;
ü  Assistente Social – chegou 1 Assistente Social para Vicente Pires há 15 dias, com proposta de se abrir programa para tabagismo, serviço aberto ao público e atendimento em geral;
ü  Psicólogo – para atuar com grupo de gestantes, tabagismo, DST/AIDS e atendimento ao público em geral;
ü  Odontologia – Abrir serviço de odontologia. Estão aguardando a chegada de um odontólogo para iniciar o programa de Cárie Zero, prevenção, atendimento a gestantes e serviços em geral de odontologia.
ü  Existe também uma proposta da Superintendência, juntamente com a DIRAPS e Administração da Região Sudoeste, serem instaladas no local onde hoje está localizado a Unidade Básica de Saúde, onde existe espaço para esse fim. A Superintendência da Região Sudoeste não possui um espaço para se instalar no momento.
Conseguimos alcançar nosso objetivo de manter a Unidade aberta e muito mais, mas nem tudo são flores, pois no momento outros problemas ameaçam ruir tudo que conseguimos e o principal deles é o aluguel do edifício, que não é pago há quase dois anos.
Mesmo o proprietário tendo reduzido o valor muito abaixo do preço de mercado, o governo está sem renovar o contrato desde 2014. Esse é o melhor lugar para se manter essa unidade de saúde, dificilmente o governo encontrará uma estrutura como essa, então precisamos lutar para a renovação do contrato para manter a unidade e, acima de tudo, manter no lugar onde se encontra.
Outro problema que ameaça a unidade é o problema político, há um deputado interessado no seu próprio umbigo que quer tirar o Dr. Benvindo, que é técnico, para colocar em seu lugar um cargo político; para isso irá trazer o diretor do Hospital de Samambaia, Luciano de tal.
Enquanto existirem políticos que não se preocupam com o povo, enquanto existir balança-bandeira em troca de cargos, nada mudará para melhor neste país, então teremos que continuar alertas e fazer de tudo para manter nos cargos aqueles que lutam conosco pela nossa causa e, claro, manter e melhorar tudo que conseguimos, com luta e determinação, em prol do bem comum.
Seja contra quem for, lutaremos pela nossa cidade, pela nossa unidade básica de saúde!
Gilberto Camargos

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: