Viaduto que desabou em BH começa a ser demolido hoje


Teve início pouco antes das 10h desta segunda-feira, 7, a demolição parcial do viaduto que desabou em Belo Horizonte na última quinta-feira, 4, quando duas pessoas morreram e 22 ficaram feridas. O trabalho é feito com um equipamento hidráulico que corta o concreto, enquanto um caminhão-pipa acompanha o trabalho e joga água sobre a estrutura para reduzir o nível de poeira no local.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estima que o procedimento deve ser concluído em 48 horas. O prazo é insuficiente para liberação da avenida Pedro I antes do jogo entre Brasil e Alemanha por uma das semifinais da Copa do Mundo, marcado para as 17h de amanhã, no estádio Mineirão, na mesma região. A PBH decretou feriado na terça-feira para tentar aliviar o tráfego na cidade.

O corte do concreto teve início pela parte da estrutura mais afastada dos conjuntos habitacionais próximos ao viaduto e, segundo a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), a qualquer sinal de dano nos 132 apartamentos vizinhos, os trabalhos serão suspensos. Além de técnicos da PBH, a demolição é acompanhada pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Ministério Público Estadual (MPE) e por representantes da Construtora Cowan, responsável pela obra.

A demolição do viaduto havia sido vetada pela Justiça, que, na noite de domingo, reconsiderou sua decisão e liberou a remoção de parte da estrutura. Parte do local terá que ser preservada para a conclusão da perícia realizada para embasar o inquérito instaurado pela Polícia Civil para tentar apurar o que levou o viaduto a ruir. A área que ainda será periciada foi cercada com tapumes.

O Viaduto Guararapes interdita completa a avenida Pedro I, na Pampulha, e o tráfego é lento desde o início da manhã nas principais vias da área e da região de Venda Nova. Uma das vias que registra lentidão é a MG-010, que liga o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, ao Centro da capital.

Fonte: Estadao Conteudo

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: