Verba de Publicidade do GDF




O segundo levantamento realizado pelo “Adote Um Distrital” sobre as verbas de publicidade, revela que o Governo do Distrital Federal gastou, até o mês de julho, R$ 48 Milhões de Reais. Entre todos os contemplados, o jornal Correio Braziliense foi o que mais recebeu R$ 4.367.164,98. Logo após vem a TV GLOBO, R$ 3.686.474,99, e a TV RECORD, R$ 3.357.658,72.

Você deve se perguntar, assim como nós como é gasto este dinheiro. Dois meses atrás o Adote um Distrital fiscalizou mais de 250 jornais durante três meses. Foram mais de 400 inserções do GDF e várias as inconsistências entre os valores recebidos pelos jornais e os valores cobrados.

Foi pedido a secretaria de Publicidade Institucional o planejamento estratégico da SEPI, o critério pelo GDF para escolha dos jornais e das propagandas e as notas fiscais de todos os pagamentos. Passados mais de 90 dias, 70 a mais do regulamento, a SEPI não prestou qualquer esclarecimento.

É interessante, comparar o gasto com “publicidade institucional” com os outros gastos do GDF. A quantia recebida pelos veículos de comunicação equivale 400% de tudo que foi gasto em obras e a 75% de tudo que foi gasto pelas 31 regiões administrativas nos quatro primeiros meses de 2012.

É por motivos como a nítida falta de vontade do GDF em obedecer à lei de acesso a informação, e pela falta de razoabilidade na destinação dos recursos públicos da publicidade, propaganda, do governo, que todo cidadão deve pensar duas vezes antes de ver qualquer propaganda do GDF.

*A LOA de 2012 prevê 180 milhões para gastos com publicidade.


http://adoteumdistrital.com.br/projeto_creche.php
Veja o infográfico e os dados oficiais

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: