Uruaçu, uma cidade-paraíso que merece ser visitada


A pouco mais de três horas da capital, a região oferece toda tranquilidade que qualquer pessoa procura
Manuela Rolim

Um lugar de natureza exuberante, ideal para praticar esportes ao ar livre e descansar da rotina agitada é o sonho de qualquer família. Para realizar esse desejo, no entanto, não é preciso ir muito longe. O município de Uruaçu, a 270 quilômetros de Brasília, oferece toda a tranquilidade que qualquer pessoa procura, a pouco mais de três horas da capital.

A região proporciona inúmeras opções de lazer, pois é banhada pelo Serra da Mesa, um dos maiores lagos artificiais do mundo. Entre as principais atrações de Uruaçu, estão os passeios de lancha e moto aquática, a pesca e a prática de stand up paddle e windsurf.

Além disso, a cidade se destaca pelos pontos turísticos, como o Memorial Serra da Mesa. O lugar oferece uma vista panorâmica do lago e possui passeios que trazem à tona a história do homem primitivo, valorizando figuras como a do índio, agricultor, marceneiro, tecedeira e benzedeira, além de incentivar a preservação do meio ambiente. Em datas comemorativas, inclusive, como na Semana do Folclore e na Semana Indígena, o turista ainda tem a oportunidade de ver o engenho moendo cana, o carro de boi carreando, a produção de farinha de mandioca e os índios na aldeia.

Comida

A culinária da região é outro diferencial, pois conta com diversos bares e restaurantes que investem no sabor dos pratos típicos e regionais, com destaque para o Tucunaré, peixe servido de diferente maneiras pela maioria dos estabelecimentos. Além disso, Uruaçu oferece várias opções de hospedagem, entre hotéis e pousadas.

Nesse ponto, o Rancho Canto da Serra é um dos mais procurados pelos visitantes. Com vários chalés, suítes e lanchas com guias à disposição dos hóspedes, a pousada está localizada à beira do lago e próximo aos principais pontos turísticos, como o Memorial Serra da Mesa e a prainha.

LAGO SERRA DA MESA

Com 54,4 bilhões de metros cúbicos, o Serra da Mesa é o maior reservatório em volume de água do Brasil e um dos maiores lagos artificiais do mundo.

Oriundo da construção de uma Usina Hidroelétrica abastecida pelo Rio Tocantins ao Norte do Estado de Goiás, o lago forma um espelho d’água de 1.784 km², maior que a Baía de Guanabara (RJ) – que possui área de aproximadamente 400km² –, o que o torna um dos principais destinos turísticos do País. No total, seis municípios são banhados pelo Serra da Mesa, com destaque para a calorosa cidade de Uruaçu.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: