Unicef diz que tufão pode ter afetado 4 milhões de crianças nas Filipinas

Unicef diz que tufão pode ter afetado 4 milhões de crianças nas Filipinas

Nova York, 10 nov (EFE).- Até 4 milhões de crianças podem ter sido afetadas nas Filipinas pela passagem do tufão ‘Haiyan’, segundo números apresentados neste domingo pelo Unicef, depois que a tempestade causasse cerca de 10 mil mortos no país – um número que ainda não foi confirmado oficialmente.

Através de um comunicado divulgado em Nova York, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês) indicou que está acelerando o envio de provisões de urgência às regiões mais afetadas pela passagem do tufão, que tocou terra nas Filipinas na madrugada da ultima sexta-feira.

A Unicef explicou que já mobilizou alimentos, água e material sanitário e higiênico para ajudar 3 mil famílias, dentro das reservas disponíveis no país, e que essa ajuda será distribuída na cidade de Tacloban – uma das mais afetadas no país – assim que o acesso à região for liberado.

‘Chegar às zonas mais afetadas ainda é muito difícil, com acesso limitado devido aos estragos causados pelo tufão nas infraestruturas e comunicações’, assinalou o responsável do Unicef nas Filipinas, Tomoo Hozumi.

Um armazém do Unicef em Copenhague também começou a enviar por via aérea uma ajuda avaliada em US$ 1,3 milhão, a qual inclui pastilhas de potabilização de água, sabão, lonas, suplementos nutritivos e material médico.

Esse material permitirá ajudar outras 10 mil famílias, incluindo os afetados por um recente terremoto na região de Bohol.

A Unicef também advertiu que as crianças que escaparam do ‘terrível desastre’ do tufão ‘necessitam de ajuda urgente para sobreviver às consequências da tempestade’, com uma atenção especial à provisão de água e aos sistemas de saneamento.

A agência lembrou que as crianças também necessitam de ‘espaços seguros e protegidos’, já que, além das dificuldades citadas, também existe um risco relacionado ao tráfico de crianças.

‘A Unicef está fazendo o que pode para enviar essas provisões vitais às crianças da maneira mais rápida possível’, concluiu o responsável da agência nas Filipinas. EFE

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: