“Um homem sábio”, José Mujica e o papa Francisco conversam na Santa Sé


Por Redação, com agências internacionais – do Vaticano


“Um homem sábio”, José Mujica e o papa Francisco conversam na Santa Sé

Mujica e o papa Francisco conversaram longamente na manhã deste sábado, no Vaticano

Presidente do Uruguai e ateu convicto, o agricultor José Mujica foi recebido neste sábado, na Santa Sé. O papa Francisco cumprimentou-o no Palácio Apostólico do Vaticano, e disse que o governante era um “homem sábio”. Segundo o porta-voz da Igreja Católica, Federico Lombardi, a audiência entre o pontífice argentino e o presidente durou cerca de 45 minutos e, após ela, Francisco disse estar “muito contente por ter se reunido com um homem sábio”.

Mujica, de 78 anos, e o papa argentino trocaram um abraço e, antes de começar a reunião, ambos lembraram um “amigo em comum” já falecido, o escritor e teólogo uruguaio Alberto Methol Ferré. Sobre o escritor uruguaio, Mujica disse que o autor “nos abriu a mente”, enquanto o papa afirmou que o intelectual “nos ajudou a pensar”.

Em um dos encontros privados mais longos que Francisco manteve com um líder político, papa e Mujica mostraram grande sintonia e cordialidade. A audiência começou como estava previsto, às 11h (6h de Brasília). O presidente do Uruguai deu ao papa uma estatueta em estilo gaúcho e um livro do próprio Alberto Methol Ferré e de Alver Metalli, A América Latina no século XXI.

O papa retribuiu a cortesia ao líder uruguaio com uma cópia do documento com as conclusões da Assembleia de Bispos Latino-Americanos, realizada em Aparecida, no Brasil.

Em comunicado divulgado após o encontro, a Santa Sé disse que o presidente do Uruguai também se reuniu neste sábado com os secretários de Estado e para as Relações com os Estados do Vaticano, Tarcisio Bertone e Dominique Mamberti, respectivamente.

Foi o primeiro encontro entre o presidente do Uruguai e o argentino Jorge Mario Bergoglio desde que este foi eleito papa em 13 de março, pois Mujica optou por não comparecer à cerimônia de início do pontificado celebrada seis dias depois na Praça de São Pedro, no Vaticano.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: