Trajetória no Esporte do Distrito Federal ( Agradecimento )


Trajetória no Esporte do Distrito Federal ( Agradecimento )

Em 2011, ocorreu uma grande mudança em minha vida. Deixei a cidade de São Paulo com destino à Brasília com o único objetivo: contribuir para que Brasília se tornasse referência no esporte. Nunca vou me esquecer, o dia em que fui convidado pelo meu Partido Republicano Brasileiro – PRB, ao qual tenho a honra de pertencer, para assumir o cargo de secretário adjunto de Esporte. Com muita vontade, coragem e determinação tomei posse, e comecei a colocar em prática aquilo que trazia comigo: colaborar na construção histórica do esporte do Distrito Federal.


Assim, demos início a um trabalho em favor do povo e do esporte brasiliense. Lembro-me que começamos no governo com apenas 3 centros olímpicos. Enxergamos a necessidade de crescimento e começamos a trabalhar em prol disto. Hoje, contamos com 11 centros olímpicos em pleno funcionamento no DF, que atende por mês uma média de 40 mil pessoas em atividades promovidas para os alunos, suas famílias e para a comunidade por meio de eventos culturais, cursos técnicos de informática e inglês e palestras que envolvem temas transversais, como combate ao uso de drogas, consumo consciente e cidadania.


Por acreditar, na mudança que o esporte provoca na vida das pessoas, prosseguimos com o nosso alvo, e traçamos uma meta para o Programa Compete Brasília. Criado com o objetivo de fornecer passagens aéreas e terrestres aos atletas e paratletas do Distrito Federal, nos esforçamos ao máximo para aumentar, e muito o número de passagens oferecidas. Passamos de 300 em 2011, 1,2 mil em 2012 para 2,5 mil em 2013. Com isso, mais atletas estiveram no pódio representando nossa cidade em competições nacionais e internacionais.


Outro grande fato marcante em nossa gestão foi a aprovação da Lei Bolsa Atleta Paralímpica que ocorreu no ano passado na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Uma reivindicação feita pelos paratletas desde 1999. Agora, os atletas especiais têm a oportunidade de receber bolsa e prosseguir com suas metas, objetivos e sonhos na carreira esportiva.
Foi dado também mais um passo importante no que diz respeito ao fomento da prática esportiva no DF. A sanção da Lei complementar do Fundo de Apoio ao Esporte, o que demonstrou que Brasília está construindo um verdadeiro pacto pelo esporte, acima de ideologias e de interesses próprios, priorizando o bem estar da nossa sociedade.


Trabalhamos para a correção da Lei do CONEF- Conselho de Educação Física e Desporto Escolar do DF, e o mais importante demos posse aos conselheiros, que era uma das reivindicações mais antiga da comunidades esportiva do DF, e tive o prazer de ser o presidente deste conselho.
Não poderia deixar de citar o Programa Boleiros, que oferece arbitragem as ligas amadoras do futebol ajudando a muitos times do Distrito Federal a realizarem seus campeonatos. Durante o ano de 2013 foram executados 8.189 jogos, em 28 Regiões Administrativas, beneficiando 2000 times e 500 árbitros.


Trabalhamos muito para o desenvolvimento do esporte local. Apoiamos diretamente mais de 150 eventos esportivos na cidade. Também realizamos importantes eventos como a Corrida de Reis, que este ano teve recorde nas inscrições se compararmos aos anos anteriores, com mais de 20 mil participantes entre inscritos e pipoca. Na Corrida de Reis Mirim, nossas crianças foram incentivadas a praticarem uma modalidade que é considerada um fenômeno na capital federal.

O Circuito Sesp de corrida de rua, realizados nas Regiões Administrativas, reuniu nas 7 edições mais de 10 mil apaixonados pela corrida, fora a torcida, e contribuiu para divulgação de vários temas importantes como: o câncer de mama, câncer de próstata, solidariedade, Aids, entre outros. Finalizamos o circuito em grande estilo com a 1° Corrida de Promoção da Igualdade no Autódromo, que teve como objetivo mais um tema relevante, promover a discussão da igualdade racial no esporte.

Durante nossa gestão Brasília efetivamente entrou no calendário dos grandes eventos esportivos mundiais, transformando nossa cidade na Capital do Esporte. Realizamos o maior evento multiesportivo já visto nesta cidade, a Gymansiade 2013, onde estudantes de 40 países tiveram a oportunidade de conhecer nossa cidade, promovendo assim um intercambio cultural entre as nações.
Também plantamos sementes que no futuro vão trazer muitos frutos para o esporte brasiliense. Com a nossa participação, Brasília conquistou o direito de sediar a Universíade 2019. Evento que, entre tantos benefícios proporcionará uma transformação no que tange equipamentos esportivos da cidade, entre eles novas piscinas, ginásios e quadras que serão construídos em nossa cidade.

Enfim, foram tantos os objetivos, tantas metas cumpridas, que faltaria espaço para descrever todas.

Quero fazer um agradecimento público ao Célio René, o Celinho, que sempre esteve ao meu lado desde o primeiro dia dividindo os momento difíceis e as vitórias, e assim juntos construímos essa história.

Hoje, após 18 meses dedicado a Secretaria de Esporte, deixo o meu cargo para seguir um novo caminho, uma nova missão, que me proporcionará mais condições para contribuir muito mais para o desenvolvimento do esporte local. Parto para essa missão com a certeza que meu grande parceiro Célio René, continuará nosso legado com muito empenho e dedicação.
Obrigado pela parceria! Ela fez a diferença no cenário esportivo da nossa cidade. 

Primeiramente, quero agradecer a Deus por ter me proporcionado esta oportunidade, por ter me dado força, garra, determinação e capacidade para realizar tudo que planejamos.
Quero deixar os meus agradecimentos ao Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz pela atenção, apoio e dedicação em nos ajudar a concretizar nossos planos no esporte.

A toda a minha equipe da Secretaria de Esporte, que contribuíram de uma forma ímpar, para que todos os projetos fossem cumpridos. Aos atletas e suas famílias, e ao povo, as federações e associações esportivas de Brasília pela confiança depositada em mim. Posso dizer que em todos os momentos da minha gestão, me lembrava que estava aqui para realizar o melhor para cada um de vocês.

E meu especial agradecimento à minha esposa Sônia, a mulher virtuosa que Deus me deu de presente, o amor da minha vida, que há 19 anos me acompanha em todos os projetos e que construiu uma vida ao meu lado. Sem a sua força, companheirismo e determinação seria impossível superar as dificuldades e enfrentar os desafios.

Enfim, posso concluir dizendo que desde o primeiro momento que assumi esta missão, trabalhei com o coração para o povo do Distrito Federal. Por acreditar que o esporte é uma grande ferramenta de inclusão social capaz de mudar vidas, me dediquei para fazer o melhor, e isto foi materializado em cada decisão tomada, a cada solicitação atendida em cada evolução vista, em cada projeto efetivado.

Quero fazer mais por este povo que aprendi amar, poder colaborar a população brasiliense, com novas oportunidades e contribuir cada vez mais, para que a nossa cidade se torne referência para o Brasil.

Muito obrigado, que Deus abençoe a todos!!!

Julio César Ribeiro

Vitor Paulo Federal PRB

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: