Telexfree: MP-AC identifica autor de falsa notícia sobre morte de promotora

Telexfree: MP-AC identifica autor de falsa notícia sobre morte de promotora
Notícia que circulou na rede partiu de um computador de Rio Branco.
Autor deve responder judicialmente pela divulgação da notícia.

Caio FulgêncioDo G1 AC

Falsa notícia de morte da promotora do caso Telexfree

começou a ser divulgada no final de 2013
(Foto: Reprodução/Facebook)

O Ministério Público do Acre (MP-AC) concluiu as investigações referentes àdivulgação de uma falsa notícia sobre a morte da promotora de justiça Alessandra Garcia Marques, que cuida do caso Telexfree. Uma pessoa, moradora de Rio Branco, foi identificada como proprietária do computador de onde a notícia se originou.

De acordo com o promotor Adenilson de Souza, membro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), condutor das investigações, assim que a notícia começou a ser veiculada, foi instaurado um procedimento para apurar os fatos.

“Nessa instauração, eu juntei vários documentos e possíveis autores. Com base nisso, ouvindo as pessoas, fizemos a perícia no computador do principal suspeito e foi confirmada a origem do documento, do ato ilegal que configurava crime”, explica o promotor.

O procedimento agora, segundo Souza, é encaminhar todo o material das investigações para o Juizado Especial para que seja oferecida a denúncia para o crime de ameaça. “Provavelmente quando o promotor do Juizado receber isso, vai fazer a denúncia e vai levar o responsável a responder judicialmente por esse ato ilegal”, acrescenta.

Diante da conclusão do caso, o promotor alerta ainda que esse tipo de crime, apesar de ser na internet, também tem solução. “Às vezes, a pessoa pensa que pela internet não vai se saber a autoria, mas a gente tem equipamentos suficientes para chegar a essa autoria rapidamente. E com certeza, a punição é como se fosse um crime presencial. É encarado da mesma forma”, afirma.

Procurado pelo G1, o MP-AC informou que a promotora Alessandra Marques só deve retornar às atividades em março e a assessoria preferiu não se pronunciar sobre o caso.
tópicos:

http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2014/02/telexfree-mp-ac-identifica-autor-de-falsa-noticia-sobre-morte-de-promotora.html

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: