TCU diz que Dilma é responsável por irregularidades na compra de Pasadena


TCU diz que Dilma é responsável por irregularidades na compra de Pasadena

O auditor federal que decidiu propor a responsabilização da presidente Dilma Rousseff por supostas irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, no Texas, não está sozinho em suas posições. Auditores pedem que a presidente seja ouvida em audiência no tribunal.

Um documento anexado ao processo em curso no Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que mais dois auditores federais da Secretaria de Controle Externo (Secex) de Estatais, no Rio, apontaram Dilma como responsável por uma irregularidade e pediram que a presidente seja ouvida numa audiência no tribunal. Seria a primeira vez que um presidente da República participaria de uma audiência com essa finalidade.

Num parecer de 20 de setembro de 2013, destinado a analisar quais supostos responsáveis deveriam ser ouvidos em audiência, os auditores Michel Afonso Assad e Jefferson Lima de Souza relacionaram a presidente Dilma e mais quatro conselheiros no grupo de 13 gestores apontados como suspeitos das irregularidades na compra da refinaria.

Segundo a proposta do relatório, Dilma deve apresentar explicações sobre o fato de ter autorizado, como presidente do Conselho de Administração da Petrobras na ocasião, a compra da primeira metade da refinaria, com base no Acordo de Acionistas.

Os auditores escrevem que isso ocorreu “sem que os riscos estivessem devidamente contemplados, considerando a não avaliação formal dos possíveis desdobramentos da parceria nem da cultura e do histórico dos sócios”.

Em 2006, ano da compra, Dilma era ministra da Casa Civil e presidia o conselho. O entendimento de técnicos do TCU é de que as cláusulas contratuais beneficiaram a Astra Oil, companhia belga que vendeu a refinaria e permaneceu como sócia até 2012, ano da compra da segunda metade, depois de uma longa briga na Justiça. Pasadena acabou sendo adquirida por mais de US$ 1,25 bilhão. Leia mais: http://glo.bo/VJ75HQ

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: