STF revoga trabalho externo do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares

Foto: Delúbio Soares volta para a Papuda.   STF revogou trabalho externo do ex-tesoureiro do PT http://goo.gl/gVqZ0S  Foto: Bruno Peres/CB/D.A Press

STF revoga trabalho externo do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares Diante da decisão de Barbosa, o petista terá de retornar imediatamente para a Papuda

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, revogou nesta segunda-feira (12/5) a decisão da Vara de Execuções Penais (VEP) do DF que permitia o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares a trabalhar fora do presídio. Condenado no julgamento do mensalão a 6 anos e 8 meses da cadeia, ele está preso desde novembro. Ficou detido inicialmente no Complexo da Papuda, mas cumpria pena desde janeiro no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), de onde podia sair todos os dias para trabalhar como assessor sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Delúbio chegou a voltar para a Papuda em fevereiro, enquanto era investigado pela acusação de ter recebido supostas regalias, mas retornou em março para o CPP. Diante da decisão de Barbosa, o petista terá de retornar imediatamente para a Papuda.

O ex-tesoureiro do PT é o terceiro condenado da Ação Penal a ter o trabalho externo revogado pelo presidente do Supremo. Na última quinta-feira, Barbosa cancelou a medida que autorizava o ex-deputado Romeu Queiroz e Rogério Tolentino, ex-advogado do empresário Marcos Valério, a trabalharem na empresa do qual o ex-parlamentar era dono. Já na última sexta, o ministro do STF rejeitou o pedido do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu para trabalhar em um escritório de advocacia.

A tendência é que outros seis presos do mensalão, que cumprem pena em regime semiaberto, tenham o trabalho externo revogado. A justificativa de Joaquim Barbosa em todos os casos é que a possibilidade de trabalhar fora só existe depois de completado um sexto de pena cumprida.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: