Sérgio Reis puxa carreata em Brasília contra exploração sexual infantil


Sérgio Reis puxa carreata em Brasília contra exploração sexual infantil
12 caminhões percorreram entre Funarte e a Esplanada dos Ministérios.
Ministra Ideli anunciou aplicativo para denúncias: ‘tolerância é zero’.
Do G1 DF
Caminhões percorrem o Eixo Monumental, em Brasília, durante carreata contra a exploração sexual infantil (Foto: Weldson Medeiros/G1)

Caminhoneiros realizaram na manhã desta quarta-feira (21) uma carreata em Brasília para protestar contra o abuso e a exploração sexual de adolescentes. Liderados pelo cantor Sérgio Reis e pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, os 12 veículos partiram o estacionamento da Funarte em direção à Esplanada dos Ministérios. No caminho, um carro de som convidava a população a denunciar crimes como este e a integrar a rede que o combate.


Sérgio Reis, que puxou carreata contra exploração
infantil em Brasília (Foto: Weldson Medeiros/G1)

Batizada de Caravana Siga Bem Criança, a iniciativa ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, comemorado no último domingo (18). O objetivo é conscientizar os caminhoneiros sobre a prostituição de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras e divulgar o Disque-100.

“É trabalho muito intenso e deve ter o envolvimento de toda a sociedade para combater a exploração sexual de crianças. A tolerância é zero. Vamos combater”, disse a ministra Ideli.

Durante a carreata, ela também anunciou o aplicativo de celular ‘Proteja Brasil’, como opção fazer fazer as denúncias. “Basta baixar no smartphone. Ele mapeia as delegacias mais próximas do local que foi presenciado uma violência contra a criança”, afirmou.

Reis, que é padrinho da caravana, falou sobre a relação dos caminhoneiros e esse tipo de crime. “Os caminhoneiros têm esse costume de dar carona. Mas eles sabem que, se forem pegos com alguma jovem dentro do caminhão, vão em cana. Eles estão suscetíveis ao sexo fácil”, afirmou.

Depois de passar pela Esplanada, os caminhoneiros estacionaram no Parque da Cidade, próximo ao Ana Lídia, onde participaram de atividades culturais e educativas junto com crianças de escolas públicas.
Brasilienses participam de atividades de combate à exploração sexual infantil no Parque da Cidade (Foto: Weldson Medeiros/G1)

Dados do Conselho Tutelar apontam que o DF teve média diária de cinco casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2013. Foram 1.840 registros. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, 85% das ocorrências são dentro da casa da vítima.

Outras ações
Por volta de 13h30, a ministra e a apresentadora Xuxa Meneghel vão visitar uma das centrais de atendimento do Disque 100. Na ocasião, a artista deve atender uma ligação aleatória.

Xuxa é representante da Rede Não Bata, Eduque!, que combate o uso de castigos físicos e humilhantes contra crianças e adolescentes. Ela vai ser homenageada durante a 4ª Edição do Prêmio Nede Castanha, na Câmara dos Deputados. O prêmio é destinado a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram por sua atuação na promoção e defesa dos direitos infanto-juvenis e no enfrentamento da violência sexual.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: