Sem TV, Valdemiro Santiago vê fuga de fiéis para ex-discípulo

midia-indoor-tv-wap-celular-valdemiro-santiago-pastor-bispo-igreja-mundial-do-poder-de-deus-evangelica-protestante-neopentecostal-religiao-1305569496190_615x300Após registrar um crescimento exponencial na década passada, a Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada por Valdemiro Santiago, perde força e, principalmente, muitos fiéis.

Dados obtidos por esta coluna mostram que nos últimos três anos a Mundial pode ter perdido até 100 mil fiéis, entre abandono puro e simples e fuga para outras linhas religiosas.

Três motivos estão por trás da queda:

1) O repentino “sumiço” da igreja de Valdemiro Santiago nas TVs abertas. A Mundial já teve quase 1300 horas mensais em canais como 21, Band, RedeTV! e CNT. Acabou expulsa desses canais pela Igreja Universal, que comprou todos os horários. Valdemiro ainda tem um canal na TV paga (Rede Mundial), mas, sem exposição nas redes abertas, foi questão de tempo para que houvesse uma “seca” de fiéis;

2) A denúncia feita pela TV Record em 2012, quando acusou Valdemiro de lavagem de dinheiro. A denúncia causou um terremoto na igreja e na vida de Valdemiro, que foi investigado pelo Ministério Público, pela polícia e, pior, pela Receita Federal. Ele teve de se desfazer de preciosos bens, como fazendas, outros imóveis e até carros. Teria sido obrigado também a pagar uma multa milionária à Receita, mas nem o órgão nem a igreja comentam a respeito. Sem dinheiro, a Mundial começou a atrasar pagamentos de aluguel de programação, como a do canal 21 e da paranaense CNT, e acabou perdendo tudo;

Reprodução/Facebook

Muitos fieis da Mundial migraram para a Igreja Plenitude, de Agenor Duque

3) A fuga cada vez maior de fiéis da Mundial que estão migrando para a Igreja Plenitude, do pregador Agenor Duque, que foi um dos principais pastores da igreja de Valdemiro nos anos 2000. Foi com a parceria Duque-Santiago que a Mundial teve seu maior crescimento. Dono de retórica teatral, por vezes piadista e popular, o (também) autointitulado apóstolo Duque tem atraído cada vez mais fiéis descontentes com Valdemiro, ou que acham que a Mundial está “perdendo o rumo”.

Entre abandono de fiéis e perda de “ovelhas” para a Plenitude, especialistas em evangelização ouvidos por esta reportagem estimam que a Mundial pode ter sofrido uma perda de até 100 mil fiéis nos últimos três anos (desde a reportagem-catástrofe do “Domingo Espetacular”).

Esse número representa cerca de 25% da igreja Mundial.

A Mundial nasceu em 1998, após Valdemiro deixar a Universal. Dois anos depois, em 2000, por exemplo, a igreja não estava nem sequer citada no Censo do IBGE.

Em 2010, porém, em novo Censo, quase 320 mil fiéis declararam pertencer à Mundial (lembrando que ainda há 10 milhões de evangélicos no Brasil que não informam ao IBGE a qual igreja pertencem).

Hoje, a Mundial teria cerca de 250 mil fiéis ativos. Em 2012, antes da denúncia da Record, esse número estava na casa dos 350 mil.

Os números da Plenitude, que também tem um canal na TV por assinatura e várias emissoras de rádio pelo país, são ainda incertos: a igreja é relativamente jovem (criada em 2006).

Estimativas conservadoras avaliam que há de 80 mil a 130 mil fiéis. Boa parte deles, oriundos da Mundial. Certamente a igreja já estará presente no próximo Censo do IBGE.

http://celebridades.uol.com.br/ooops/ultimas-noticias/2015/09/16/sem-tv-valdemiro-santiago-ve-fuga-de-fieis-para-ex-discipulo.htm

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: