Selfie é novo aperto de mão dos políticos, dizem especialistas em redes sociais

Selfie é novo aperto de mão dos políticos, dizem especialistas em redes sociais
Por Carolina Garcia – iG São Paulo 

Autorretrato com eleitor promete ser a nova “arma política” das eleições de 2014; veja os candidatos que já aderiram à moda

Depois dos candidatos, as redes sociais ganham o posto do segundo ator mais importante das eleições de 2014. Entre compromissos de agenda, como visitas, cafezinhos e pastéis em feiras, políticos investem pesado nas selfies – autorretratos feitos com smartphone – para conquistar popularidade e “curtidas” na internet. Estes registros prometem ofuscar a tradicional distribuição de apertos de mão e as fotos com crianças no colo, cenas tão comuns do período eleitoral.

Dilma Rousseff posa para selfie durante convenção nacional do PT que oficializou seu nome como candidata à reeleição à Presidência (21/6). Foto: Cadu Gomes/PT
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A moda de tirar uma selfie com alguma celebridade ou político famoso e exibir a foto nas redes não é algo novo. A expressão até chegou a ser eleita como a palavra do ano de 2013 do idioma inglês pelo dicionário Oxford. Mas foi ano seguinte que a foto milionária feita pela apresentadora Ellen DeGeneres, reunindo as estrelas do cinema internacional no Oscar, tornou a ação cômica e popularizou algo que não era feito por todo mundo na web.

“As redes sociais estão na política há algum tempo, mas depois do Oscar em abril, a selfie virou a grande moda. E os políticos entenderam que não podem ficar de fora”, avalia Alessandra Sleiman, especialista em redes sociais. Para ela, tirar autorretratos com os eleitores promete ser uma “nova e poderosa arma política”.Instagram/aecionevesoficial

Candidato Aécio Neves postou selfie com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

A campanha deste ano mal começou e candidatos, como a presidente Dilma Rousseff (PT), que busca reeleição, e Aécio Neves (PSDB), candidato à Presidência, já compartilharam suas selfies pelo Brasil no Facebook e Instagram.

Especialistas explicam que as redes sociais têm o poder de humanizar os candidatos e aumentar a sensação de interação com eles. Ediney Giordani, CCO e gestor de redes sociais, acredita que a selfie valerá até como forma de protesto, quando feita por um eleitor que não apoia o candidato, por exemplo. “E eles [políticos] não poderão fugir muito até porque não querem ser antipáticos.”

Para Giordani, o internauta pode se preparar para uma invasão de autorretratos nas redes. “Se antes as fotos de político com bebê no colo já estavam garantidas, neste ano a moda será tirar selfie com o bebê no colo”, brinca.


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