Saúde: Corrida pela conscientização no Gama Sexta, 08 Novembro 2013 13:19

   A terceira etapa do Circuito de Corrida 2013, que será realizada dia 17, no Gama, será voltada para a conscientização dos homens para a importância do diagnostico precoce do câncer de próstata. O evento, que une as Secretarias de Saúde e de Esporte, faz parte da Campanha Novembro Azul, lançada nesta última quinta-feira, 7, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, com a presença de atletas que apoiam a causa, como a ex-corredora Carmem Oliveira e o campeão pan-americano Hudson de Sousa.

O secretario-adjunto de Saúde, Elias Miziara, lembrou que atividades físicas como esta, são boas oportunidades para promover ações relacionadas à saúde. “Temos que usar de todas as formas para atingir os homens, romper com o preconceito que ainda cerca o exame preventivo e salvar vidas”, destacou. Segundo Miziara, o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte masculina por tumores e não pode ser negligenciado.

O secretario-adjunto de Saúde lembrou que o tratamento do câncer de próstata na rede pública do Distrito Federal pode ser feito em cinco hospitais, que são referência no atendimento de urologia: Hospital de Base e os regionais da Asa Norte, Taguatinga, Sobradinho e Gama.

Segundo ele, em 2012 foram realizadas 29.853 consultas na urologia. Este ano, até agosto, foram realizados 24.354 atendimentos. “Queremos chegar a 40 mil até dezembro”, disse. No ano passado, foram tratados 832 pacientes com câncer, com o registro de 128 óbitos.

“A iniciativa de promover uma etapa da corrida do circuito com foco na Campanha Novembro Azul é uma forma de colaborar com a prevenção de doenças graves que afetem os homens, como o câncer de próstata”, ressalta o secretario-adjunto de Esportes do DF, Célio René, ao lembrar que uma ação semelhante foi realizada na Campanha Outubro Rosa, que alertava sobre o câncer de mama.

Inscrições


A terceira etapa do Circuito de Corridas da Secretaria de Esportes 2013 será realizada no Gama no domingo, 17, com largada às 9h, em frente ao Centro Olímpico. Haverá percurso de cinco e dez quilômetros.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas a partir desta sexta-feira, 8, por meio do sitewww.corredorderua.com.br. São oferecidas 1.000 vagas e os interessados devem ter acima de 16 anos.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: