(REVITALIZAÇÃO DE ESCOLA) Escola pública em Ceilândia ganha revitalização

(REVITALIZAÇÃO DE ESCOLA) Escola pública em Ceilândia ganha revitalização

Estudantes afirmam que as mudanças vão ajudar no aprendizado, além de coibir o descarte de lixo irregular na região

Estudantes afirmam que as mudanças vão ajudar no aprendizado, além de coibir o descarte de lixo irregular na região



Comunidade, alunos e professores do Centro de Ensino Fundamental Maria do Rosário, em Ceilândia Norte, decidiram arregaçar as mangas e mudar a realidade da escola. Na manhã de sexta-feira (15), o colégio passou por uma limpeza e revitalização, com a retirada de lixo e entulho. A área externa também ganhou uma nova pintura e um jardim com plantas nativas do cerrado.

A iniciativa surgiu quando o corpo docente da escola, com o apoio daAdministração Regional de Ceilândia, procurou alternativas para coibir o descarte irregular do lixo que era depositado pela comunidade local junto ao muro do colégio, o que trazia problemas para o estabelecimento educacional como a infestação de insetos e roedores.

Com pinceis, galões de tinta nas mãos e muita boa vontade, alunos das primeiras séries iniciais até o 8º ano puderam dar uma nova cara à escola, que atende cerca de mil estudantes, entre 6 a 14 anos. “Antes, aqui havia muito lixo, era feio de ver. Agora, tenho orgulho de dizer que eu ajudei a pintar a escola. Tenho certeza que isso vai ajudar no meu aprendizado”, diz Luiz da Silva, de 11 anos, aluno do 6º ano.

Luzinete Magalhães, professora há 13 anos, conta que a iniciativa, além de cumprir a questão pedagógica de trabalhar a temática ambiental com os alunos, também contribui para que os estudantes tenham mais estímulo e respeito pela instituição onde estudam. “ É notório a satisfação de cada aluno ao ver sua escola sendo cuidada, além de trazermos a comunidade como parceira, mostrando que o descarte irregular do lixo traz consequências ruins para toda a cidade”, alerta a professora.

Para a direção, a ação dos estudantes traz vários benefícios tanto para a instituição de ensino quanto para a comunidade. “Além de trabalharmos com as crianças a importância de valorização da escola como espaço público e de uso comum, a ação desperta que todos somos responsáveis pela qualidade de vida onde moramos”, disse James Nayer diretor da escola.

O administrador regional de Ceilândia, Vilson de Oliveira, diz que a iniciativa é para chamar a atenção da comunidade para não descartar o lixo irregularmente em áreas públicas da região. “Queremos trabalhar na educação de todos para amenizar a questão do descarte irregular do lixo. E nada melhor do que começarmos pelas crianças” afirma o administrador.

http://www.ceilandia.df.gov.br/noticias/item/2358-escola-p%C3%BAblica-em-ceil%C3%A2ndia-ganha-revitaliza%C3%A7%C3%A3o.html

 

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: