Reunião do BRICS mudará trânsito na Esplanda dos Ministérios


Reunião do BRICS mudará trânsito na Esplanda dos Ministérios

Autoridades de todo o mundo se reunirão está semana na Capital Federal

Natália Soares

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP) e o Ministério da Defesa apresentaram, na manhã desta terça-feira (15), o planejamento operacional de segurança para a VI Cúpula do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul- e UNASUL – União de Nações Sul-Americanas -, que ocorrerrão a partir de amanhã e só terminam na sexta-feira (18). O trânsito na região central de Brasília sofre mudanças devido os eventos.

Foi determinado um perímetro de segurança entre o Centro de Convenções, Eixo Monumental, e a Esplanada dos Ministério, além dos setores hoteleiros Sul e Norte, Palácio do Planalto, Itamarati e Alvorada. Em todos estes locais terão eventos com os chefes de Estado.

Interdições no dia 16

Na quarta feira (16), o trânsito na Esplanada dos Ministérios será bloqueado parcialmente a partir das 10h30. Na via S1, no sentido Congresso Nacional, o trânsito será desviado na altura da Catedral para a L2. A pista ficará liberada até o Ministério da Saúde apenas para os veículos que estiverem estacionados nos ministérios na região bloqueada. Do Palácio do Itamaraty ao Palácio do Planalto o trânsito será totalmente fechado. A expectativa é de que a

Divulgaçãovia seja liberada por volta das 12h30. Na quinta-feira haverá as mesmas mudanças, porém às 15h30.

O motorista que precisar passar pela Esplanda dos Ministérios durante o período em que o trânsito estiver bloqueado deverá utilizar as vias paralelas, S2 e N2.

Interdição no dia 17

Na quinta-feira terá mais modificações no trânsito no Eixo Monumental, o que pode complicar ainda mais a volta para a casa.

A partir das 18h30, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, duas faixas da via N1 serão destinadas exclusivamente para os participantes do evento cultural realizado para os chefes de Estado. Ao todo foram mais de duas mil pessoas convidadas.

A faixa da esquerda, da N1, terá o tráfego contido, a partir da Torre de TV. Esta faixa só poderá ser usada por veículos credenciados.

DivulgaçãoJá a faixa da direita da via será destinada somente para os participantes que optarem deixar os carros no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha. Serão disponibilizados vans para levar os convidados até o local.

O retorno em frente ao Centro de Convenções será bloqueado. Os motoristas poderão fazer o retorno na Torre de TV.

Batedores

Os motoristas também devem ficar atentos porque poderá ter interrupções em momentos pontuais para a passagem das escoltas dos chefes de Estado. Ao todo 19 permanecerão em Brasília até sexta-feira.

Ônibus

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o transporte público atenderá todas as demandas e poderá sofrer mudança nas rotas. Os ônibus que trafegavam na S1 serão desviados para a S2, via paralela.

Segurança

A segurança também será reforçada. O Plano Operacional será o mesmo realizado durante a Copa do Mundo aqui em Brasília. O efetivo será de nove mil homens, sendo quatro mil militares do exército brasileiro, 4.158 policias militares, 80 policiais civis, 163 Corpo de Bombeiros e 58 agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF).


Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: