Reeleição na Câmara Legislativa sobe no telhado mais uma vez

A presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS), até tentou, mas o proposta que prevê a possibilidade de reeleição da Mesa Diretora da Casa não foi para a pauta. Ela precisa de 16 votos para aprovar a matéria em segundo turno. Até terça-feira (26/4) à noite, a informação que circulava nos bastidores era de que o apoio estaria fechado. No entanto, o Executivo entrou em cena. Alguns parlamentares afirmam ter recebido ligação do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) pedindo mais discussão antes de o tema ir à plenário. Outros foram orientados pelo partido a não votar.

Na manhã desta quarta-feira (27/4), a Rede emitiu uma nota orientando os parlamentares a não votarem a Emenda à Lei Orgânica do DF nº 33/2015 até que haja um encaminhamento do debate. Em primeiro turno, o distrital Cláudio Abrantes (Rede) havia votado a favor da proposta, mas, agora, terá de debater o tema com a legenda. “Hoje, a reeleição já existe em caso de troca de legislatura. Sou a favor a recondução de um mandato independentemente da legislatura, assim seria garantida a alternância de poder”, afirmou.

Os parlamentares da Rede foram orientados a não apreciar a matéria

No entanto, ele terá de debater o tema. “O partido já sinalizou uma pré-disposição a ser contra, mas vamos debater. Eu vou seguir a orientação da Rede, quando for decidido”, afirmou. A proposta de Celina também perdeu força com o PSB: Roosevelt Vilela, Luzia de Paula e Juarezão votam contra. Hoje, Celina tem somente 12 distritais a favor.O deputado Bispo Renato (PR) também aprovou a proposta em primeiro turno. A Executiva Nacional do partido, no entanto, pode ter outra posição. As informações são de que o PR é contra a reeleição na Casa, pelo menos por enquanto. Os três parlamentares do PT também fecharam questão. Chico Leite (Rede) e Reginaldo Veras (PDT) não votam com a presidente.

Caso Celina não consiga emplacar a emenda, o nome mais cotado para ocupar a Presidência da Casa é de Agaciel Maia (PR). Ele seria o candidato do governo. Joe Valle (PDT), distrital licenciado que ocupa cargo de secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, também é nome forte entre os 24 distritais.

Fonte: http://www.metropoles.com/distrito-federal/politica-df/reeleicao-na-camara-legislativa-sobe-no-telhado-mais-uma-vez

 

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: