Rafael Barbosa e a saúde no DF

Ex-Secret. Rafael Barbosa, que disputará eleição para Dep. Federal

Como jornalista e cientista política, muito me interessa quando algum gestor deixa o cargo que ocupa para disputar um mandato eletivo. E, mais ainda, quando é gestor de uma pasta importante, com robustos orçamentos e grandes demandas.

Este é o caso do ex-secretário de saúde do DF, Dr. Rafael Barbosa, que pediu exoneração para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Consegui através de um amigo meu uma lista de realizações do ex-secretário à frente da saúde e, confirmei o que já desconfiava: que apesar de saúde, tanto pública quanto privada, ser um troço caríssimo, este moço fez bastante coisa na área. E que além dos elevados custos, existe um corporativismo muito forte por parte dos servidores e, principalmente, dos médicos do DF, que nem sempre aceitam as determinações do principal gestor. Isso foi comprovado em matérias veiculadas em nossos canais de TV, mostrando que alguns médicos assinam o ponto e saem para os seus consultórios, deixando o cidadão da rede pública sem atendimento.

Mas, voltando à lista de ações de Rafael Barbosa a que tive acesso e disponibilizo aos leitores interessados, os números realmente impressionam:

O relatório tem 22 páginas sem recursos gráficos, apenas textos. Nele, 105 ações de Rafael Barbosa são listadas. Ações que vão de projetos estruturantes, passando por qualificação e capacitação de profissionais. Além de inúmeras visitas de vistorias e acompanhamentos de obras, lançamentos de novos programas e monitoramentos dos que já existiam.

Concluo, como sugeri no início, que ser secretário de saúde, mesmo na capital do país, não é tarefa fácil e para qualquer um. Tomara que seu sucessor mantenha o ritmo.

Saúde!

Fonte: Blog Política Real

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: