Quirino participa do lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura

Quirino esteve na manhã desta quinta-feira (25), no Palácio do Planalto, participando do lançamento do Plano de Safra da Pesca e Aquicultura, lançado pela Presidenta Dilma Rousseff junto com o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella. O público alvo do plano serão aquicultores familiares e comerciais, pescadores artesanais, armadores de pesca, agricultores familiares e indústrias do setor.


Linhas especiais de crédito serão concedidas aos pescadores e aquicultores familiares, mulheres pescadoras e aquicultoras familiares, marisqueiras e jovens empreendedores, cooperativas e associações. A idéia é gerar renda e emprego para milhares de brasileiros e ofertar um alimento saudável à população.

Segundo a Presidenta, a meta é ampliar a produção nacional para 2 milhões de toneladas do pescado ao ano até 2014. “Essa atividade, que era lateral, será central em nosso país. Além de desonerar a cadeia produtiva, pretendo com o plano, investir 4.1 bilhões até 2014 em financiamentos para a produção pesqueira, por meio de diversos programas”, afirmou a presidenta.


Para ela, haverá o fortalecimento da atividade pesqueira, transformando-a em instrumento de crescimento econômico do país e aumentará os investimentos junto com a agricultura.

O Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, afirmou que o Plano Safra é a garantia de geração de empregos para contribuir na alimentação saudável da população. “O Plano Safra conta com pontos estratégicos como, por exemplo, desoneração tributária, inovação da ciência e tecnologia, poder de compra do Estado para garantir a linha de credito para os pescadores, melhor cuidado com a saúde dos pescadores, reforma de barcos, apoio aos criadores de camarões, um financiamento para o jovem aquicultor, para que eles produzam peixes sem interferências na vida escolar”, disse.

Marcello Crivella ressalta que o Brasil tem condições, sem dúvida nenhuma, de comercializar a produção de peixes mundialmente. “O nosso país é a “bola da vez” temos condições de baixar o preço do peixe para o consumo da população. A aquicultura gerará milhões de empregos com a produção do pescado”, salientou.

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: