Protestos Por equiparação salarial, enfermeiros do DF fecham Eixo Monumental


Ato em frente ao Buriti pede reajuste e isonomia salarial com odontólogos. Apenas UTI’s, emergências e centros cirúrgicos têm atendimento.

Enfermeiros do Distrito Federal protestam por reajuste salarial em frente ao Palácio do Buriti (Foto: Lucas Salomão/G1)

Enfermeiros da Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizam desde as 9h desta quinta (5) um protesto em frente ao Palácio do Buriti por isonomia salarial com odontólogos. Cerca de 400 pessoas, segundo a Polícia Militar, fazem bloqueios temporários nas seis faixas da via N1 do Eixo Monumental. ..


De acordo com a organização do ato, os bloqueios de dois minutos devem durar até o início da tarde. O protesto causa congestionamento na área central de Brasília e afeta o atendimento em todos os hospitais, centros e postos de saúde do DF. Apenas UTI’s, emergências e centros cirúrgicos têm atendimento.

Atualmente, a rede pública de saúde do DF tem cerca de 4 mil enfermeiros. O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde, que informou que a paralisação não prejudica o atendimento na rede pública nesta quinta. Apesar disso, pacientes tiveram que voltar para casa por falta de atendimento.

O enfermeiro Luis Carlos Tocantins, que coordena um grupo da categoria nas mídias sociais, afirmou que os enfermeiros foram os únicos profissionais de saúde que não foram recebidos pelo governo do DF. “Estamos sendo tratados como dispensáveis na saúde. Médicos, dentistas e especialistas tiveram aumentos. Nós sequer fomos recebidos pelo governador”, disse.

Protesto de enfermeiros complica trânsito no Eixo Monumental, em Brasília (Foto: Lucas Salomão/G1)

A Secretaria de Saúde informou que há negociações com a categoria. Segundo a pasta, a pauta proposta é negociada entre a Secretaria de Planejamento do DF e o sindicato da categoria.

Ainda de acordo com a organização, há previsão de uma assembleia ainda nesta tarde para votar indicativo de greve da categoria.

Fonte: G1-DF – 05/12/2013

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: