Professores fazem protestos em diversos pontos do Distrito Federal

Em nota, o GDF disse lamentar que alguns professores, sob o comando do sindicato, tenham radicalizado o movimento grevista

Tainá Morais

20151028223339

No fim da tarde desta quarta (28), por volta das 17h, um grupo de professores realizou uma manisfestação na Ponte do Bragueto e interditou todas as faixas da via com os próprios veículos. Às 17h20, os manifestantes seguiram para o Eixo Sul, onde quatro professores foram presos, sendo dois por desacato e dois que teriam parado ônibus coletivos e tomado as chaves dos motoristas, com o intuito de fechar o Eixinho Sul. Os envolvidos foram encaminhados para a 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul).

De acordo com informações do Batalhão de Choque da Polícia Militar, os manifestantes fizeram um cobrador e um motorista de ônibus descerem do veículo. Em seguida, começaram a atacar o coletivo e colocaram o mesmo atravessado na via.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) esteve no local para conter o tumulto e liberar as faixas bloqueadas. Os professores que estavam presentes no local se defenderam e garantiram que a ação não foi praticada por eles, mas sim por um grupo de rodoviários que apoiavam o protesto.

Invasão em escola

Na tarde desta quarta (28), o Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) invadiu a escola Caseb, localizada na Asa Sul. Segundo testemunhas, os manifestantes obrigaram os servidores da escola a entrarem em greve. Além disso, de acordo com as informações, o grupo teria agredido verbalmente e fisicamente os alunos.

Posicionamento do GDF

Em nota, o Governo de Brasília disse lamentar que alguns professores, sob o comando do sindicato, tenham radicalizado o movimento grevista que realizam com o fechamento de vias públicas e interrupção do tráfico. “Além de prejudicar os alunos das escolas públicas e seus pais, esses professores em greve causaram transtornos a milhares de pessoas que transitavam pelas vias de Brasília”, afirmou o GDF.

Segundo o órgão, eles nunca deixaram de receber os sindicatos e, afirmou que já deixou claro, aos servidores e à população, que não tem condições orçamentárias e financeiras de pagar agora os reajustes salariais concedidos em 2013. “As greves e a interrupção de vias em nada contribuem para que os pagamentos possam ser feitos”, pontuou a nota.

O governo finalizou dizendo que tem a obrigação de assegurar à população o livre trânsito pelas vias da cidade e não pode permitir que algumas pessoas interrompam o tráfego por sua vontade ou a qualquer pretexto. “A Polícia Militar agirá sempre, dentro da lei e de suas atribuições, para impedir o fechamento de vias públicas”, concluiu.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: