Procuradoria Eleitoral impugna o registro de 35 candidatos no Rio

Procuradoria Eleitoral impugna o registro de 35 candidatos no Rio
Entre os nomes da lista está o de Cesar Maia, que disputa uma vaga ao Senado na chapa de Pezão
POR O GLOBO


Cesar Maria está entre impugnados pela Procuradoria, que podem recorrer na justiça – Gustavo Stephan / Agência O Globo

RIO — A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro informou no início da tarde desta segunda que impugnou 35 registros de candidatos às eleições deste ano no estado entre os 2.852 analisados. A análise foi feita segundo os critérios estabelecidos na Lei da Ficha Limpa. Um dos 35 registros é a do candidato ao Senado pelo DEM, Cesar Maia, que faz parte da chapa do governador e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB), por improbidade administrativa, segundo nota da Procuradoria. Cesar Maia disputa o cargo com mais 7 candidatos, entre eles, Romário (PSB), Carlos Lupi (PDT) e Lilian Sá (PROS).

Na listagem figuram ainda nomes como o dos candidato à reeleição Domingos Brazão (PMDB), deputado estadual, e Jorge de Oliveira, o Zoinho (PR), deputado federal, ambos por abuso de poder econômico e político.

De acordo com a PRE, as impugnações são relativos a 20 candidaturas a deputado estadual, 14 a deputado federal e uma a senador registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ). Elas foram feitas pelo procurador regional eleitoral, Paulo Roberto ixzz37Wurtvp8Bérenger, e pela procuradora regional eleitoral substituta, Adriana Farias.

Em sua análise, a PRE/RJ avaliou condições de inelegibilidade como a condenação criminal por órgão colegiado e suspensão de direitos políticos em condenação por improbidade administrativa.

Quem tiver o registro indeferido poderá recorrer da decisão. Enquanto aguarda o julgamento do recurso, o candidato pode continuar a campanha e seu nome será mantido na urna eletrônica.

Conforme já informado pelo GLOBO, um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela que o Brasil tem cerca de 14 mil políticos e agentes públicos condenados nos tribunais de Justiça que, caso sejam candidatos, devem ser impedidos de disputar as eleições deste ano.

Leia mais: http://oglobo.globo.com/brasil/procuradoria-eleitoral-impugna-registro-de-35-candidatos-no-rio-13251437#

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: