Posse do superintendente federal da Pesca e Aquicultura no DF



O deputado federal Vitor Paulo (PRB) participou da cerimônia de posse do superintendente do Ministério da Pesca no Distrito Federal, Rafael Corsino. A solenidade ocorreu no auditório do MPA e contou com a presença de pescadores e várias autoridades.

A Superintendência atua no DF e em toda a Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), que compreende alguns municípios de Minas Gerais e Goiás. Em seu discurso, Corsino ressaltou o potencial da região para a expansão da aquicultura e disse que um dos objetivos da superintendência é aumentar a produção de pescado que hoje é de 600 toneladas/ano. “O DF é o terceiro maior consumidor de peixe do país. Precisamos aumentar a produção e atingir a meta de 5000 toneladas nos próximos anos. O nosso grande desafio é com relação aos órgãos ambientais”, afirmou.

Hoje o DF e a RIDE contam com 1347 pescadores e 52 aquicultores. No ano passado, o MPA firmou um acordo com o governo de Goiás para a dispensa de licenciamento ambiental em atividades aquícolas de baixo impacto, como o cultivo de pescado em viveiros escavados com lâmina d’água inferior a cinco hectares e tanques rede (gaiolas) cuja somatória de volume seja inferior a mil metros cúbicos. Segundo Corsino, essa medida vai ajudar a impulsionar a produção na RIDE.

Durante a solenidade, o ministro Marcelo Crivella pediu agilidade na elaboração do projeto para a construção de um Centro de Referência em Piscicultura, na Granja do Ipê, em Brasília. O Centro contará com laboratórios de alevinos, fábrica de ração, unidade de biodiesel e salas de aula. O projeto prevê também a expansão do Mercado do Peixe, na CEASA. “Nós recebemos muitas visitas e precisamos ter um local para mostrar como é que se produz peixe, com todos os controles e padrões de qualidades”, ressaltou Crivella.

Fonte: MPA

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: