políticas públicas para pessoas com deficiência

Casa Civil apresenta a secretários de Estado resultado da elaboração do plano Viver sem Limite-DF


Integradas na elaboração e na execução de políticas públicas para pessoas com deficiência, dez secretarias de Estado do Governo do Distrito Federal se reuniram, ontem (23), para tratar do plano Viver sem Limite-DF. O programa será lançado no início de outubro pelo governador Agnelo Queiroz.

“Este não é um plano só do governo ou só da sociedade civil, mas de todos. Essa diversidade na participação é fundamental para desenvolvermos as políticas de forma integrada e abrangente”, destacou o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa.

O Plano Viver sem Limite-DF é coordenado pela Casa Civil e pela Secretaria de Justiça e Cidadania. Ao todo, 35 projetos fazem parte do plano: sete de acessibilidade, doze de inclusão social, oito de educação e oito de sade.

Após o lançamento, o plano será aberto para consulta pública, quando a população poderá contribuir com sugestões para melhoria das políticas públicas.

O secretário-adjunto de Justiça, Jefferson Ribeiro, reforçou a necessidade do envolvimento de todas as secretarias no plano. “Brasília, como capital federal, deve ser exemplo das políticas para as pessoas com deficiência”, disse Ribeiro.

O coordenador de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Antônio Leitão, que tem deficiência visual, falou sobre a importância da iniciativa do GDF. “Agradeço em nome das pessoas com deficiência. Nunca antes na história do DF todas as secretarias se uniram em prol das pessoas com deficiências.”

Na reunião, fizeram parte da mesa os secretários Swedenberger Barbosa, da Casa Civil; Daniel Seidel, de Desenvolvimento Social; Julio Cesar Ribeiro, de Esportes; David José de Matos, de Obras; Rafael Barbosa, de Saúde; Luis Otávio Neves, de Turismo; José Walter Vazquez Filho, de Transportes; e Renato Andrade, de Trabalho. Também participaram os secretários adjuntos de Justiça, Jefferson Ribeiro, e de Governo, Maria América Bonfim.

Inclusão – O Plano Viver sem Limite do Distrito Federal, elaborado pelo Grupo de Articulação e Monitoramento da Política Pública para as Pessoas com Deficiência, do GDF, tem como objetivo qualificar as políticas públicas de inclusão, para garantir a integração de programas e ações que proporcionem, de forma equitativa, os direitos das pessoas com deficiência. (Fernanda Louise)

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: