Polícia de Israel entra em choque com palestinos durante ato em Jerusalém

000_nic6452791Policiais israelenses entraram em confronto com dezenas de palestinos que protestavam neste domingo (17) enquanto judeus nacionalistas comemoravam a captura de Jerusalém Oriental, em 1967, com uma marcha pela antiga cidade murada.

A polícia disse que dois policiais que faziam a proteção dos judeus durante a marcha ficaram feridos por pedras jogadas por palestinos, e seis palestinos foram detidos.

A Reuters Television gravou imagens de policiais, alguns usando bastões, retirando diversos homens palestinos do local pelos braços e pernas durante o confronto do lado de fora do Portão de Damasco, a entrada para a cidade antiga. Segundo a polícia, mais de 30.000 israelenses participaram da marcha.

Israelenses com bandeiras entraram em confronto com cinegrafista palestino no Portão de Damasco, entrada de Jerusalém Antiga (Foto: Ammar Awad/Reuters)
Israelenses com bandeiras entraram em confronto com cinegrafista palestino no Portão de Damasco, entrada de Jerusalém Antiga (Foto: Ammar Awad/Reuters)

A polícia pediu aos comerciantes muçulmanos que fechassem suas lojas durante a marcha anual, chamada por Israel de Dia de Jerusalém, que marca o aniversário da captura de Jerusalém Oriental das mãos da Jordânia.

Posteriormente Israel anexou a área, que tornou parte de sua capital, em uma medida que não foi reconhecida internacionalmente. A guerra foi em junho, mas Israel marca o aniversário de acordo com o calendário lunar judaico.

Policial israelense discute com palestino que protestava contra marcha  (Foto: Ahmad Gharabli/AFP)
Policial israelense discute com palestino que protestava contra marcha (Foto: Ahmad Gharabli/AFP)
O protesto aconteceu durante marcha de israelenses nacionalistas, que comemoravam a tomada de Jerusalém Oriental (Foto: Ammar Awad/Reuters)
O protesto aconteceu durante marcha de israelenses nacionalistas, que comemoravam a tomada de Jerusalém Oriental (Foto: Ammar Awad/Reuters).

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: