Pesquisa Dados: Reguffe lidera disputa ao Senado


A cinco meses da eleições de 5 de outubro, pesquisa de intenção de voto do Instituto Dados aponta o favoritismo do deputado federal José Antônio Reguffe (PDT) na disputa a uma vaga ao Senado. O parlamentar vence disparado em todos os cenários com grande diferença aos adversários. Sem Reguffe, a disputa fica embolada.

O Instituto Dados fez cinco cenários para saber a preferência do eleitorado. No primeiro, o deputado tem 19,6% contra 9,1% da deputada distrital Eliana Pedrosa (PPS). Em terceiro aparece o deputado federal e ex-secretário de Habitação, Geraldo Magela (PT), com 8%. O senador Gim Argello (PTB), que disputa à reeleição, é o quarto com 5,3%. Em último, está o deputado distrital e ex-secretário de Justiça, Alírio Neto (PEN) alcançando 2,7%. Reguffe e o PDT deve anunciar oficialmente hoje a candidatura ao Senado, na chapa do pré-candidato ao GDF Rodrigo Rollemberg (PSB).

Cenário II

No segundo cenário, Reguffe aumenta vantagem e chega a 20,4%. Na sequencia aparecem Eliana (9%), Magela (7,8%), Gim Argello (5,4%) e o deputado federal Ronaldo Fonseca, do Pros, com 1,2%. Fonseca é pré-candidato de segmentos evangélicos.

Cenário III

A terceira bateria de perguntas de intenção de voto ao Senado tem apenas quatro nomes. Reguffe aumenta ainda mais a vantagem com 21,7%. Eliana Pedrosa continua em segundo 10,4%. O petista Geraldo Magela fica com 6,3% e Alírio, 2,8%.

Cenário IV

No quarto cenário, sem Reguffe, Eliana lidera com 10,6%, empatada dentro da margem de erro com Magela (9,2%). Gim (6,3%) e o deputado distrital Olair Francisco, do PTdoB, tem 3%. Chama a atenção o percentual de indecisos, brancos e nulos, com mais de 70%

Cenário V

Na quinta bateria de perguntas, o Instituto Dados colocou o nomes de todos os pré-candidatos ao Senado. Reguffe lidera disparado com 20,2%, seguido de Eliana Pedrosa (8,7%), Magela (7,8%), Gim Argello (4,3%) e Alírio Neto (2,2%).

Outros nomes

Na sequencia aparecem o presidente do Democratas e ex-deputado federal Alberto Fraga (1,7%), Olair Francisco (1,5%), o deputado distrital pelo PTC, Agaciel Maia (0,7%) e Ronaldo Fonseca (0,4). Indecisos, brancos e nulos ultrapassam 50%.

Levantamento

O Instituto Dados ouviu 3 mil pessoas entre os dias 26 de abril a 2 de maio em todas as regiões do Distrito Federal. A margem de erro é de 1,8%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE) sob o nº 00008/2014 e no TSE nº 00093/2014.

(Coluna Coletivo Político publicada na edição de 08 de maio de 2014, no Jornal Coletivo)

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: