Perfil de moradores consolida estilo próprio de diferentes regiões do DF

Perfil de moradores consolida estilo próprio de diferentes regiões do DFRegiões como Núcleo Bandeirante, Ceilândia e Plano Piloto desconstroem antigos estereótipos e apresentam estilo próprio graças ao modo de vida das novas gerações e ao perfil econômico de cada lugar. Aos poucos, ganham identidade própria

Sheila Oliveira

Vida boêmia: as amigas Carolina e Rayana moram na Asa Norte e desfrutam de opções de lazer do bairro

Embora a sensação seja de que não é possível identificar instantaneamente uma característica da população do DF, moradores de algumas regiões administrativas já começam a consolidar um estilo próprio. Cidades como Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Lago Sul e Plano Piloto ganham seu jeito próprio, influenciado pelo modo de vida das novas gerações e o perfil econômico.

Uma análise do professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) Aldo Paviani, também pesquisador da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), desconstrói estereótipos antigos dessas cidades. Conhecido como a região dos pioneiros, o Núcleo Bandeirante, por exemplo, virou o recanto dos jovens solteiros. Do total de moradores, quase 40% têm entre 19 e 39 anos.

A Asa Norte é outro reduto de jovens. Não à toa concentra um grande número de bares e restaurantes para atender um público composto, predominantemente, por universitários e funcionários públicos. “Isso se deve, em grande parte, à presença das principais faculdades e da UnB na região”, diz Paviani.

Em Ceilândia, a forte cultura nordestina no DF, aos poucos, dá lugar ao estilo urbano dos jovens da cidade. O boné e o tênis são acessórios comuns na indumentária desses moradores que praticam basquete, skate, dança e grafite. “Não se trata de uma moda, mas de algo que representa a maneira como enxergamos o mundo”, diz o grafiteiro Júnior Mudof, 25 anos.

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: