Pequeno grande campeão

Os secretários de Esporte, Julio Ribeiro e Célio René, e familiares recepcionaram a equipe no Aeroporto JK
Enzo Gabriel, 9 anos, conquistou o mundial em Abu Dhabi e promete muitas outras emoções para este ano

Enzo Gabriel, 9 anos, é um dos representantes do DF que foi a Abu Dhabi, este mês, e colocou o nome da cidade no lugar mais alto do pódio no meio esportivo internacional. Além do título, o atleta voltou com a mala cheia de esperança e muitos sonhos.

O lutador é uma grande promessa do Distrito Federal e vem trabalhando firme desde os dois anos de idade, quando ingressou no Jiu-Jitsu. Atualmente, ele treina na Academia Leão de Judá – Equipe Strong Fighters Team, sob a supervisão do técnico Roniel Oliveira Costa.

Além do Jiu-Jitsu, o garoto também brilha no judô, modalidade que luta desde os três anos de idade. Ele frisa que os professores são muito importantes e conta que teve uma formação valiosa com o professor Careca, mas, devido à incompatibilidade de horários, está sob a supervisão de Roniel Oliveira, a quem também rasga elogios. No judô, segundo Enzo, três senseis fazem parte de sua formação: Jacob, Carlinhos (Sesi) e Roberto Marques.

E não são apenas os mestres lutadores que Enzo elenca como importantes em sua vida. “O professor Ronaldo Vasconcelos cuida do meu condicionamento físico. A professora Michele, do Sesc Ceilândia, onde faço natação todas as manhãs, também é muito importante. Eles me ajudaram a chegar até aqui”.

Enzo revela que aprendeu com os mestres que o judô e o Jiu-Jitsu são mais que simples artes: “são vidas em movimento”, revela.

O atleta revela que as modalidades fazem parte de sua vida. “O jiu-jitsu e o judô estão no meu sague. Sinto-me bem no tatame, afinal de contas, vivo isso todos os dias de minha vida, várias horas por dia e desde os dois anos”, diz.

Abu Dhabi
O sonho de lutar em Abu Dhabi, segundo Enzo, só foi possível realizar por causa do programa do Governo do Distrito Federal Compete Brasília. “Minha conquista foi graças aos secretários de Esporte, Julio Ribeiro e Célio René, e também contei com o apoio do professor e coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal Leite da Silva. Sem a ajuda desses senhores, não teria nem mesmo ido a Abu Dhabi”, frisa o atleta.

Família

Enzo Gabriel se dedica por inteiro ao esporte e sua luta ganha reforços de peso quando conta incondicionalmente com o apoio da família. O pai, Everaldo Nascimento, fala sobre o empenho do filho para chagar até aqui. “Ficamos muito eufóricos com a notícia da vitória dele. A felicidade foi tremenda, foi uma grande realização. Ele treinou muito para o campeonato e, mesmo sem ter a certeza que ia participar, dedicou-se aos treinos, nas férias, até quatro vezes por dia”, revela Everaldo.

O pai revela ainda que as dificuldades do atleta não são poucas. “Acredito que sejam as mesmas enfrentadas por atletas que não possuem patrocínio e treinam para o alto rendimento”. Segundo ele, por conta da pouca idade, os cuidados são redobrados: “Isso nos traz custos com suplementos, médicos, alimentação especial, acompanhamento nutricional, treinos específicos de fortalecimento muscular e nada é barato”, afirma.
Expectativa para outras competições em 2014

Em 2014, Enzo Gabriel tem alguns campeonatos importantes. Dia 3 de maio, vai para Barueri-SP, em busca do tetracampeonato brasileiro de Jiu-Jitsu da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). A competição é considerada a maior e mais importante do calendário de eventos da modalidade no Brasil.

Dia 10 próximo, se não houver mudança no calendário, o atleta participará da Copa Mercosul, na Argentina, campeonato no qual foi campeão em 2013. Ou seja, ele vai em busca do bicampeonato. Na semana seguinte (17), estará no Ginásio do Ibirapuera-SP, correndo atrás do tetracampeonato Brasileiro da CBJJE.

Entre os dias 14 e 17 de agosto, voltará ao Ibirapuera, com o desafio do bicampeonato mundial da CBJJE. “Um pouco mais à frente, provavelmente em outubro, ele lutará a Copa Kids, o maior evento infantil de Jiu-Jitsu do Brasil, que será realizado em Niterói-RJ. Neste evento, Enzo já é tricampeão”, revela o pai, que completa: “ Entre 17 e 19 de outubro, estaremos em Manaus-AM em busca do bicampeonato Panamericano de Jiu-Jitsu da CBJJE. No Judô, ele acabou de se sagrar campeão da Copa São Paulo de Judô, o maior evento de Judô da América Latina”.

No segundo semestre, Enzo lutará a Copa Periquito de Judô em São Paulo e a Copa Moura Internacional de Judô em Mato Grosso do Sul, evento em que conquistou o ouro, em 2012.

Como ajudar

Atualmente, Enzo cursa o 6º ano no Centro Educacional Leonardo da Vinci. O currículo de conquistas é vasto, mas ainda não conta com patrocínio. Segundo Everaldo, o pai, a luta é árdua e solitária, porém, vale a pena. Ele espera que este ano as janelas e portas se abram mais e que o atleta conquiste patrocínios para continuar colocando nome do Distrito Federal no lugar mais alto do pódio. Quem quiser ajudar o atleta, entre em contato por meio de seu perfil: www.facebook.com/enzo.g.cavalcante.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: