Pela Igualdade Racial: Negros

Por Carlos Geraldo

A questão da igualdade racial é uma das lutas centenárias da humanidade; não só no Brasil, mas em todo o mundo, os negros sempre militaram para que os direitos fossem assistidos de igual para igual. Os registros da História revelam a dor de milhões de criaturas que pereceram, em meio à agressão psicológica, física e social.

Décadas se passaram e a exclusão ainda é tão presente como no passado. Teoricamente, somos livres e portadores de direitos iguais, no entanto, a garantia de que temos (ou pelo menos, deveríamos ter) está empoeirada na Constituição que na prática, revelada nas estatísticas, aponta para real e dolorosa diferença, preconceituosa, excludente e assassina. Sim, preconceito mata e, mata muita gente.

São várias as interpretações para o negro; a mais genérica: bandido! Comprovadamente, os que mais são assinados no país, os que ganham menos e que estão em menor índice de emprego e, descendo mais ainda no gráfico, ocupam os menores cargos numa grande empresa.
É preciso a criação políticas públicas mais eficazes para igualdade entre brancos e negros. Vamos lutar por isso incansavelmente, até que todos se convençam de que somos de fato e de direito, todos iguais.


Carlos Geraldo, presidente Regional do PRB, em Pernambuco.

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: