Os participantes puderam sugerir políticas públicas para cidade durante curso de Formação Política em junho de 2013

Texto e foto: Ascom FRB


  Santo Antônio do Descoberto (GO) – O presidente da Fundação Republicana Brasileira Mauro Silva, promoveu pela primeira vez, o curso de Formação Política na cidade de Santo Antônio do Descoberto, em Goiás. A aula ocorreu no mês de junho de 2013 na Câmara Municipal da cidade, e foi ministrada a 80 moradores.


O curso foi solicitado pelo vereador Paulo Muniz (PRB-GO), o tema escolhido pela equipe da FRB foi “Republicanismo – 10 Lições”. Cidadania, democracia, ética, moral, participação e políticas públicas foram alguns dos temas debatidos.

Mauro Silva explicou a intenção do projeto. “Nosso objetivo aqui hoje não é que eu ensine política. Na realidade nós vamos debater. São vocês, do povo, que sabem o que precisam, então é fundamental ouvi-los”. O presidente falou ainda sobre a apatia das pessoas em relação ao tema. “O brasileiro infelizmente critica muito, mas não conhece a política. A intenção e entender e participar”, enfatizou à época.

Os alunos participaram ativamente. Durante a 7ª lição, foi realizada uma dinâmica, na qual a turma foi dividida em grupos, que elegeram líderes para representá-los. Junto com os integrantes, cada um deles avaliou quais os cinco principais problemas da cidade e apontaram possíveis soluções, por meio de ideias de políticas públicas.

Ao final da atividade, os representantes puderam expor as principais ideias dos grupos. As necessidades mais urgentes foram quase unânimes entre todos: carências na saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico e transporte. Segundo os moradores, o local possui apenas um hospital. O outro, que deveria estar sendo construído pelo governo estadual, está com as obras paradas há mais de 10 anos.

Paulo Muniz falou sobre suas competências enquanto vereador, e o trabalho que está sendo realizado. “Hoje o município se encontra numa situação complicada. Mas estamos trabalhando para mudar isso. Em parceria com o prefeito, algumas ações já estão sendo realizadas”, disse.
Para Silva, as listas apresentadas pelos alunos “são um extrato do que a população pensa. A ideia agora é buscar alternativas para cada um dos problemas apresentados. E mais: levar isso ao conhecimento das autoridades competentes”.

Fotos 

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: