Os brasileiros estão receosos com a notícia sobre a redução do PIB brasileiro em 0,5% neste terceiro trimestre.


Os brasileiros estão receosos com a notícia sobre a redução do PIB brasileiro em 0,5% neste terceiro trimestre. Não é à toa. Afinal, trata-se de um indicativo bastante preocupante em relação ao crescimento do Brasil para os próximos anos.

Uma das prioridades hoje em dia é acelerarmos os investimentos. Basta olhar os dados apresentados pelo IBGE para verificarmos que eles estão reduzindo. Se juntarmos esta informação com a queda do PIB, que não encolhia no terceiro semestre desde 2009, cria-se um cenário bastante preocupante para o que acontecerá no mesmo período do próximo ano.

É muito importante, neste momento, que o governo se empenhe em fortalecer a economia, sem gastar tempo ou energia tentando esconder ou mascarar o problema, ou tentar resolver este problema sozinho, sem consultar pessoas que já viram cenários semelhantes e conseguiram revertê-los. É hora, enfim, de diálogo. Algo que infelizmente não vem acontecendo.

A economia é uma das pedras fundamentais do crescimento de um País. Os números atuais são preocupantes e reforçam, ainda mais, a necessidade de um estudo mais prático. Torço muito para a recuperação deste cenário, mas ressalto que é hora de termos um planejamento de longo prazo, que faça os investidores sentirem segurança a respeito do Brasil está indo, e não mostre apenas como o País estará daqui a seis meses.

Falei sobre o tema ao Estado de S. Paulo:

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: