OPINIÃO: Por que o saneamento básico é tão importante?



Por que tenho nesses últimos dias dado um enfoque especial a questão do saneamento básico conseguido pela gestão municipal aqui nesse espaço nos últimos dias? A resposta é bem simples. Por que o saneamento básico de uma cidade é uma riqueza de grandiosos valor. Uma das melhores obras que uma cidade pode conquistar. Uma riqueza.

Para o meio ambiente: Para o ambiente, só a título de exemplo, representa Fim de esgotos poluídos sendo lançadas diretamente para os mananciais como rios, lagoas, lençol freático, poços, solo, etc. Um benefício sem igual para o meio ambiente.

Para a saúde: A representação é de igual modo muito valorosa. Prevenção e controle de doenças, promoção de hábitos higiênicos e saudáveis, melhorias da limpeza pública básica e, consequentemente, da qualidade de vida da população.

Em países mais pobres, onde o saneamento básico é insuficiente, a propagação de doenças (bacterianas, vírus e outras parasitoses) acaba acontecendo de forma endêmica, tendo as crianças como o grupo que apresenta maior sensibilidade.

Para a cidade: Mais importante ainda. O fim de esgotos fedidos alagando calçamento e ruas, valorização dos imóveis da cidade. Esteticamente beleza e limpeza para a cidade. A cidade só tem a ganhar.

Em Apodi tem um punhado de bons cidadãos que estão vibrando com a contemplação com o projeto do saneamento básico. Na contramão disso, tem outro punhado deles que estão bufando de raiva, por incrível que pareça com tamanha conquista.

Existem vereadores (a) por ai, que se dependesse dos seus esforços, a ligações que eles (a) possui em Brasília, era para recomendar que os 7,5 milhões não fossem liberados de forma alguma. Percebe-se em seus semblantes um profundo pesar. Isso é um defensor da cidade?

E meios de comunicação? Muitos meios de comunicação (se é que assim podem ser chamados) que não deram uma única nota. O acontecimento não foi em Apodi. Noticiam as coisas mais fúteis e simples de serem resolvidas como lixo nas ruas, que as vezes eles mesmos providenciam a sujeira, postes queimados, que talvez eles mesmo providenciam queima, etc. e, não noticiaram um evento que consideram um dos mais importante dos últimos tempos para nós. Estamos em Apodi.

Vamos ficar na torcida que logo tudo possa se concretizar para que nossa cidade seja saneada. Vamos acompanhar. O meio ambiente, a saúde das pessoas e a lagoa do Apodi agradecem.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: