Opinião: Menos políticos, mais comunidade


Opinião: Menos políticos, mais comunidade

Criadas com o objetivo de modernizar e dar maior agilidade na resolução dos problemas que atingem diretamente os moradores de cada localidade do Distrito Federal, as Administrações Regionais vem sofrendo, nos últimos anos com um processo de esvaziamento contínuo de suas funções originais. Todos sabem que a modernização dos serviços públicos implica não só na descentralização das tarefas de gestão, enxugamento e racionalização dos processos de atendimento à população, mas principalmente na operacionalidade de cada órgão envolvido.

Pensadas para servir de ponte entre o cidadão morador e o GDF, as Administrações Regionais como grande parte de outros órgãos do governo local, acabaram reduzidos à áreas de influência exclusiva de políticos da base de sustentação do governo, que utilizam desses serviços para demarcar seus territórios de atuação e de influência em cada comunidade. …

Muitos moradores vêm denunciando, inclusive, que o melhor atendimento nas Administrações fica “facilitado” caso o político, influente na área, dê sua benção ao pleito. O aparelhamento político desses importantes braços da administração, além de prejudicial e oneroso para o cidadão, constitui-se em crime de flagrante desvirtuamento desses órgãos comunitários. As administrações regionais, como todo e qualquer órgão da administração pública, financiados com o dinheiro dos impostos, deveriam ser blindadas à atuação e influências políticas de toda a ordem.

O que a população espera desses serviços públicos é que operem em benefício do bairro e dos moradores. Enquanto as eleições diretas e livres da influência partidária para administradores não chegam, o melhor seria a adoção, como já foi tentado na administração do Lago Norte, da assessoria comunitária, formada por cidadãos atuantes na localidade. A preocupação aqui é deixar a força política de lado e valorizar o conhecimento de causa. Essa é uma maneira de funcionamento produtivo e desinteressado da instância deliberativa final para assuntos de interesses em comum.

foto mardopacifico.blogspot.com

Fonte: Blog do ARI CUNHA – 17/07/2014

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: