OAB-DF repudia ação da PM durante manifestação na Estrutural


OAB-DF repudia ação da PM durante manifestação na Estrutural

Entidade diz que advogado foi agredido ao tentar mediar conflito entre policiais e manifestantes

Do R7

Advogado é auxiliado após ser atingido por spray de pimentaReprodução / Videolog

A Seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Distrito Federal emitiu nota de repúdio contra a forma com que a Polícia Militar do DF tratou, na manhã desta segunda-feira (24), o advogado Carlos Augusto Araújo, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB-DF, durante protesto de moradores do setor de chácaras Santa Luzia, na via Estrutural.

A vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos Indira Quaresma afirma que o advogado foi atacado por policiais da tropa de choque quando tentava mediar o conflito entre manifestantes e policiais.

— Não entro no mérito da manifestação, mas ressalto que a truculência da polícia de choque do DF, pelas cenas, não tem justificativa principalmente quando se percebe que já não havia quase ninguém na pista, e que a atitude do Dr. Carlos obviamente não era de enfrentamento.

A nota de repúdio diz que “policiais passaram a acionar jatos de água na direção do advogado, que precisou ser socorrido. Não satisfeito, outro policial foi na sua direção disparando spray de pimenta”. A OAB também pede para que os policiais envolvidos sejam identificados e diz que entrará na Justiça contra a corporação.

Em nota, a Polícia Militar informou que o advogado participou durante horas das negociações para liberação da via, “sem cooperar em nenhum instante”.

O documento diz ainda que, por isso, o comando da operação determinou que fosse utilizado o uso progressivo da força e mesmo assim o advogado permaneceu na via. “Assim foi necessário o uso do canhão de água para retirá-lo do local sem lhe causar nenhum ferimento”, conclui a nota.

Assista reportagem do DF Record e ao vídeo publicado na internet mostra o momento em que o advogado é atingido por spray de pimenta disparado pela polícia

Links:


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: