O ECOCLASSE hoje 29/08/2012,no Centro Olímpico da Estrutural começou a campanha Segurança Alimentar e Combate ao Desperdício.



O ECOCLASSE hoje 29/08/2012,no Centro Olímpico da Estrutural começou a campanha Segurança Alimentar e Combate ao Desperdício. A comunidade compareceu em grande número e tiveram a oportunidade de aprender como higienizar verduras e frutas e a maneira correta de guardar os alimentos na geladeira. Muitas dúvidas foram tiradas e houve muita participação das alunas. Agradeço o apoio do Diretor Jhonathan Andrade e do Germano Guedes que com eficiência ajudaram a organizar o curso. O conteúdo sobre valor nutricional foi passado pelas alunas de nutrição do UNICEUB sob a orientação da Profª.Xênia, na parceria do Projeto ECOCLASSE, UNICEUB e os Centros                      Olímpicos

Adicionar legenda
.

Hábitos alimentares e a obesidade

A tecnologia avançada e o estilo de vida moderno no mundo globalizado que somos obrigados a levar têm cobrado um alto preço com os problemas de saúde em decorrência da péssima alimentação. A questão do aumento de peso no Brasil e em Brasília tem chamado à atenção nos noticiários de TV. Na mesma TV assistimos propagandas anunciando refrigerantes, chocolates e todo tipo de veneno nos intervalos de jornais, filmes e outros. Lembrando que tais publicidades são bem feitas, e têm como objetivo a sugestão do consumo. 

Ricarda Lima, Carmem de Oliveira,   Jhonathan Andrade,  e as Profª.Xênia, Christina Pedra .


















A questão é que os hábitos alimentares saudáveis, cada vez mais,
estão mudando para opções rápidas, de pouco valor nutricional e excesso de gorduras e açucares. Com a mesma rapidez a obesidade tem aumentado em todo o mundo. Na história observamos em várias religiões a prática da abstinência de alimentos. Os muçulmanos o ramadã, os católicos, judeus e evangélicos o jejum, práticas que visam a purificação espiritual e orgânica. A palavra obesidade foi incorporada aos dicionários franceses do século 18 já relacionada à medicina. Mas é durante o século 19, que segundo o historiador francês Vigarello, diversos problemas respiratórios, digestivos e circulatórios foram associados ao obeso. Em 2006,segundo o Ministério da Saúde, a obesidade e o excesso de peso afetavam 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres. No ano passado, essas proporções passaram para 52,6% e 44,7%, respectivamente. Entre os homens, o excesso de peso começa cedo: atinge 29,4% dos que têm entre 18 e 24 anos. Sem dúvida precisamos de ações de governo com maior efetividade sobre o controle da qualidade dos alimentos, mas é essencial em casa o compromisso dos pais em tarefa tão importante e rotineira. O Projeto ECOCLASSE lança a campanha de “Segurança Alimentar e Combate ao Desperdício” com o compromisso de estimular o maior aproveitamento de alimentos que geralmente são descartados e também ressaltar o valor nutritivo destes alimentos e propondo uma mudança nos hábitos alimentares diários.

Fonte:
http://blogdachristinapedra.blogspot.com.br/

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: