Novo rompimento de adutora deixa um operário morto e quatro feridos


 
 
O estouro do cano, enquanto trabalhadores ainda estavam dentro da estrutura da Caesb, deixou um deles submerso por 15 minutos – ele foi encaminhado para o HBDF, mas não resistiu; outros dois caíram de uma cascata de 4 metros que se formou no local


A manutenção da adutora rompida na Estrada Parque Taguatinga-Guará (EPTG), estava em fase de conclusão, na manhã desta quinta-feira (6/2), quando um novo estouro do cano, com seis pessoas ainda dentro da estrutura da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) deixou um trabalhador morto e quatro feridos – um dos operários escapou ileso. O incidente ocorreu próximo ao viaduto que dá acesso ao Jóquei.

O trabalhador que não resistiu, identificado como Luciano Almeida da Silva, 36 anos, ficou pelo menos 15 minutos submerso. Os bombeiros se preparavam para mergulhar em busca do homem, quando o corpo dele emergiu. Luciano foi encaminhado para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), de helicóptero, mas morreu na unidade de saúde, após uma parada cardiorrespiratória.

Os feridos foram para o hospital de ambulância. Dois operários que trabalhavam nos reparos caíram em uma cascata de pelo menos quatro metros, que se formou no local do estouro – um deles ficou inconsciente e o outro muito ferido. Um quarto operário foi resgatado pelo caminhão Muque, espécie de guincho da Caesb; saiu com o rosto bem machucado. Ainda não há informações sobre o quinto ferido.

A Defesa Civil vai avaliar compromentimento da estrutura. O primeiro incidente ocorreu no início da noite dessa quarta-feira (5/2). As causas dos rompimentos ainda são desconhecidas.

Congestionamento
Os trabalhos de manutenção causaram grande congestionamento na via nesta manhã. A velocidade média dos veículos chegou a 12 km/h, segundo informações de aplicativo colaborativo de trânsito.

O Departamento de Estradas e Rodagem (DER) fechou, além do acostamento, duas faixas da via, sentido Taguatinga-Plano Piloto. O trânsito chegou a ser desviado para a faixa exclusiva para ônibus.

Desencontro de informações
A Caesb chegou a informar que o trabalho de manutenção do encanamento de um metro de diâmetro estourado havia sido concluído às 9h – uma hora depois, quando houve o novo rompimento, contudo, a situação ainda era caótica para os motoristas.

Abastecimento
O abastecimento de água do Guará I e II, Setor Lucio Costa e Setor Super Quadra Brasília foi interrompido. Antes do segundo rompimento, a Caesb previa a normalização para as 12h. Procurada pela reportagem, a companhia ainda não se posicionou sobre o novo incidente.

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: