Nova frota de ônibus começa a atender a Estrutural a partir de hoje

A região faz parte da bacia 5, que, a cada duas semanas, receberá 20 coletivos até alcançar o total de 576. Brazlândia será a próxima cidade beneficiada

Ana Pompeu
Os moradores da Estrutural são os primeiros a experimentar os ônibus da licitação do transporte público no Distrito Federal. Resultado de um processo de dois anos, começou na manhã desta sexta-feira (28/6) a transição para o novo modelo, mais moderno e seguro. Neste primeiro momento, 39 carros circularão pelas linhas da cidade e 11 ficarão na reserva. A região faz parte da bacia 5, a primeira licitada pelo governo, e será operada pela Expresso São José. A previsão do GDF é renovar toda a frota até a primeira semana de dezembro. A partir de hoje, a Viação Planalto (Viplan) e a Planeta deixam de atender as 12 linhas da Estrutural.

O governador Agnelo Queiroz dentro de um dos ônibus que circularão a partir de hoje: em quatro meses, a bacia 5 estará 100% atendida

De acordo com o diretor-presidente da Expresso São José, Luciano Pires, a fábrica já entregou 100 coletivos novos. “Ao todo, na bacia 5, serão 467 ônibus básicos, 68 mínis e 48 articulados, que estarão em plena circulação em, no máximo, 120 dias”, informou. A cada duas semanas, 20 carros da empresa vão para as ruas do DF, até alcançar o total de 576 veículos nos quatro meses. A próxima cidade a receber os ônibus será Brazlândia, mas ainda não há data para a mudança.

Leia mais notícias em Cidades

Linhas, horários e itinerários permanecerão os mesmos durante a transição, mas o governo pode fazer ajustes depois de concluído o processo. Para evitar que a população se confunda e também a fim de sanar dúvidas, o canal da ouvidoria do Distrito Federal atenderá os passageiros pelo número 162. “É uma mudança de cultura, em que haverá integração, transbordo, facilidade de locomoção, uma série de medidas, e a população precisa assimilar”, explicou o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: