NADA MUDOU NO LIXÃO DA ESTRUTURAL. NO LOCAL, GOVERNO IDENTIFICOU CRIANÇAS E DROGAS

criança-no-lixão-326x226

Os governos passam. Os anos também, mas o Lixão da Estrutural permanece intacto. Já foram várias as vezes em que prometeram a desativação do maior aterro sanitário da América Latina. Isso não foi, de fato, consumado. Enquanto isso, um problema grave continua socando o estômago da sociedade: o trabalho infantil no local.

Além da exploração para o trabalho, as crianças também são soldadinhos do tráfico de drogas na região, embora haja uma proibição para entrada delas por lá. Mas como proibi-las de entrar, se ao tentar fazer isso, os vigilantes do aterro são ameaçados de morte. “Eu tenho família”, ponderou um dos fiscais que trabalha no Lixão.

Essa continuidade do trabalho infantil foi, reincidentemente, identificada pelo grupo de trabalho do governo, que foi criado para desativar o Lixão. Eles registraram ainda, a presença de drogas. Na semana passada, esse GT ganhou mais 60 dias de prazo para apresentar um plano de intervenção no local. Esse grupo foi idealizado depois que o SLU detectou os dois problemas.

Uma alternativa – apenas uma delas – para dirimir essas questões é, segundo o SLU, transferir parte das atividades do aterro para o novo local, em Samambaia. Mas esse é um capítulo de uma história muito antiga. Há anos existem especulações para a mudança. Mas apenas especulações. Vários prazos ja foram dados para sua inauguração. A última é para 2016. O custo da obra é de 27 milhões de reais.

http://aovivodebrasilia.com.br/site/nada-mudou-no-lixao-da-estrutural-no-local-governo-identificou-criancas-e-drogas/

About Germano Guedes

Olá Pessoal,
Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”.
Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas.
Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade.
Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural.
Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire.
Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações.
No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade.
Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.

%d blogueiros gostam disto: