IMG_0256Brasília (DF) – A sede da Fundação Republicana Brasileira (FRB) recebeu, na manhã deste sábado (30), moradores da comunidade do Distrito Federal para a quarta edição presencial do Curso de Lideranças Femininas. Moradores de cidades satélites como Sobradinho, Guará e Ceilândia participaram da aula ministrada pela cientista política Daniela Rabello.

A presidente da instituição, Telma Franco, prestigiou a classe. “Nos sentimos muito felizes por receber essas pessoas. São homens e mulheres líderes nas suas casas, nos seus bairros, nas escolas, no trabalho e na comunidade. E esse curso vai contribuir para que potencializem essa liderança. Isso é muito importante para o processo político atual”, disse.

Daniela contextualizou situações da rotina social como relações pessoais e profissionais, destacando que é necessário participar de movimentos simples, como uma reunião de condomínio, uma deliberação para conquistar melhorias para a comunidade, a divisão de tarefas domésticas entre os familiares, além de outras questões que demandam atitude e decisão.

“É o que acontece quando vamos reformar um apartamento. Queremos escolher os reparos, a decoração, a cor das paredes. Cada detalhe é pensado, para que tudo fique pronto e atenda às necessidades daquela moradia. Assim acontece com o país. Essas paredes são nossas, essa casa é o Brasil. E cada um de nós pode contribuir nessa reforma”, exemplificou.

IMG_0377Raimunda Souza Cruz, moradora de Ceilândia, tem 55 anos e realiza um trabalho social de alfabetização em sua cidade. Ela foi convidada recentemente para integrar a prefeitura da quadra onde reside e mostrou-se satisfeita com o curso. “Atendeu muito as expectativas. A partir do momento que fiz o curso, percebi que posso fazer mais pela comunidade, pois acrescentou meu conhecimento. Agora vou lutar com mais força pelo povo de lá”, disse.

Meri de Morais Nogueira, moradora do bairro Lúcio Costa, na cidade satélite do Guará, destacou que a aula contribuiu para que ela estabeleça a liderança comunitária de forma eficiente. “O curso foi uma resposta muito positiva, não só aos anseios das mulheres do meu bairro, mas do Brasil. O líder comunitário hoje precisa se munir de cursos, de ferramentas, de informações para, de fato, atender ao povo e não a interesses particulares. O PRB mais uma vez está de parabéns, pois é um partido à frente do seu tempo”, destacou a jornalista de 36 anos.

Questionada sobre a corrupção, a comunicóloga explicou: “Tem gente que faz politicagem e a gente quer e tem que mudar isso”. E acrescentou: “O bom líder é agregador. Ele consegue disseminar conhecimento e inspirar a ponto de fazer o mundo se modificar à sua volta. Você precisa se informar, escolher seu lado e batalhar. Mas para lutar pelo que acredita é necessário respeito. É preciso dialogar com quem pensa diferente”, finalizou Daniela.

Telma Franco ladeada pela alfabetizadora Raimunda Sousa e pela jornalista Mari Morais

Telma Franco ladeada pela alfabetizadora Raimunda Sousa e pela jornalista Mari Morais

Na oportunidade, a assessora parlamentar Carla Rogado falou sobre o trabalho do deputado distrital Julio Cesar Ribeiro (PRB/DF) na Câmara Legislativa. Informativos foram distribuídos aos presentes, que puderam saber mais a respeito das atividades voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa, da mulher, do jovem, entre outras bandeiras levantadas pelo republicano.

Por Suellen Siqueira / Fotos: Carlos Gonzaga – Ascom FRB

Fonte : http://fundacaorepublicana.org.br/portal/moradores-do-df-debatem-participacao-e-lideranca-em-curso-da-frb/