Moradores de Padre Bernardo não têm acesso a escola nem a posto de saúde

Moradores de Padre Bernardo não têm acesso a escola nem a posto de saúdeMoradores da comunidade de Sumidoro, que fica a 12km de Padre Bernardo (GO), não dispõem de escola nem de posto de saúde. Com o reconhecimento pela Fundação Palmares, essa realidade pode mudar

Thalita Lins

Joana Duarte Pereira, com a família, em frente à casa simples localizada na comunidade Sumidoro: “Era muito difícil chegar à escola. Por isso, abandonei. Sofro com isso, mas não tive saída”

A comunidade Sumidoro, localizada a 12km do município goiano de Padre Bernardo, pertence agora a uma lista na qual estão presentes 1,7 mil povoados, todos com a certificação da Fundação Cultural Palmares. Para serem reconhecidos, os grupos de remanescentes de quilombo são submetidos a uma estudo detalhado. De acordo com o órgão, o primeiro passo está no fato de os próprios integrantes da colônia se autodeclararem descendentes de escravos.

As avaliações passam por dados históricos do local que comprovem o indício da existência da comunidade formada por quilombos. O processo obedece a uma portaria do Ministério da Cultura (Minc). Conforme mostrou o Correio na edição de ontem, a partir da certidão, o povoado terá acesso a melhorias e a projetos do governo, como o Minha Casa, Minha Vida, além de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo o diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Cultural Palmares, Alexandro Reis, a comunidade ganhará visibilidade com a titulação. Além disso, Padre Bernardo receberá 50% a mais em recursos ligados à saúde e à educação. “Esse dinheiro será destinado a programas de saúde para a família. É o mesmo procedimento junto do MEC (Ministério da Educação) para transporte escolar, merenda, professores, escolas. Haverá ainda atenção diferenciada para o povoado com um programa de diretrizes curriculares tendo em vista a história, a cultura e a identidade quilombola”, detalhou Reis.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: