Moradores de condomínios e da Estrutural se unem para pedir regularização



Segundo a Polícia Militar, manifestantes querem impedir derrubada de cercas e muros dos condomínios que ainda não são legalizados na região
Carreata de moradores do Jardim Botânico chegam à Esplanada e seguem em direção ao Buriti

Um grupo de moradores do Jardim Botânico fez uma carreata em direção ao Palácio do Buriti na manhã desta quarta-feira (28/5). De acordo com a Polícia Militar, os manifestantes reivindicam a regularização dos condomínios que ainda não são legalizados na região. Eles passaram pela Ponte JK e deixaram o trânsito lento no Lago Sul e na Esplanada.

A carreata seguiu até o estacionamento do Tribunal de Contas do Distrito Federal, onde os manifestantes deixaram os carros e continuaram o protesto a pé. No Buriti, o grupo se encontrou com manifestantes da Estrutural, que também reivindicam a regularização de terras.

Depois de protestarem na sede do executivo local, os dois grupos de manifestantes continuaram marchando até o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A moradora do condomínio Estância Quintas da Alvorada Marta Frias conta que constantemente as equipes da Secretaria de Estado da Ordem Pública e Social do Distrito (Seops) e da Agência de Fiscalização (Agefis) fazem operações para derrubar construções na região. Marta reclama: “Comprei o lote, sou trabalhadora, não posso ser tratada como grileira”.

A Agefis que informou que não é reponsável pela desocupação dos lotes irreguilares na região. Já a assessoria de imprensa da Seops disse que as operações no condomínio Estância Quintas da Alvorada ocorrem “semanalmente com o objetivo de retirar as construções mais recentes”.

De acordo com a secretaria, as operações de desocupação são realizadas com o objetivo de “não permitir a expansão do parcelamento irregular, até que seja decidido se a área pode ou não ser regularizada. O terreno ocupado pertence à Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) e, portanto, é público”.

Reivindicação da Estrutural

Um grupo de moradores da Quadra 12 e do Condomínio Natal da Estrutural foram até o Palácio do Buriti na manhã desta quarta-feira para exigir a regularização de terras.

De acordo com os moradores da Quadra 12, o GDF alega que a área é irregular apesar do local estar habitado e com estrutura de água e luz. Já os moradores do Condomínio Natal reinvidicam sanamento básico no local, que é habitado há mais de 10 anos.
Por Edvaldo Campos

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: