Moradores da estrutural têm acesso ao crédito para compras por meio de iniciativa pioneira no DF



Da Redação
redacao@jornaldebrasilia.com.br

primeiro banco comunitário do Distrito Federal acaba de ser inaugurado, e já está fazendo  sucesso.  Chamado de Banco Estrutural, os moradores e comerciantes estão empolgados com a novidade e acreditam no sucesso do primeiro banco da cidade.  

A moeda social que já começou a  circular pela cidade chama-se Conquista, nome escolhido pela própria comunidade. De acordo com a participante do Conselho Gestor do banco, Deuzani Noleto, o nome faz parte da história da cidade. “Não havia nada aqui. O nome remete à conquista da comunidade com relação à   água, luz, escola e posto de saúde. Tudo foi uma conquista, desde o espaço até a permanência no local”, afirma. O banco fica perto do posto da PM, na entrada da cidade.

Com objetivo simples e nobre, o banco busca movimentar a economia local e oportunizar  pessoas carentes a ter acesso ao sistema bancário e  ajudá-las nos momentos de dificuldade financeira. “Queremos que os moradores tenham a moeda e gastem na cidade. Queremos que a riqueza da Estrutural permaneça na Estrutural. É uma forma de mobilização social”, explica Deuzani.

Para ter a Conquista é simples. Pode ser por meio de troca ou empréstimo. “Para troca, as pessoas devem saber que cada real equivale a uma conquista. Para empréstimo, há linhas de crédito que variam de acordo com a situação”, acrescenta a moradora.


Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: