Mídia da Copa do Mundo receberá mais de 6 bilhões de reais


Foto: EPA

Estudos realizados pela empresa de consultoria e análises econômicas Ernst & Young, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, indicam que a mídia encarregada da cobertura da Copa do Mundo do Brasil receberá recursos superiores aos destinados à construção e reforma dos estádios em que os jogos serão disputados.

Para se ter uma ideia da escala de valores destinados à Copa do Mundo 2014, a segurança pública, que envolve forças civis e militares, recebeu recursos no valor de 1 bilhão 900 milhões de reais; a construção, reforma e manutenção dos estádios tem dotações de 4 bilhões 600 milhões de reais; e a mídia receberá um total de 6 bilhões 510 milhões de reais em investimentos.

Os valores estão sendo distribuídos entre emissoras de rádio, televisão, jornais, revistas, Internet e mercado publicitário. Na opinião dos analistas, este será o setor mais beneficiado de todos, pois as marcas a serem apresentadas durante as transmissões das partidas da Copa do Mundo terão ampla visibilidade mundial.

Para os especialistas em telecomunicações, todo este investimento em mídia alcançará o sucesso pretendido se for acompanhado por uma ampla melhoria no sistema de telecomunicações (telecom), em especial na banda larga, fundamental para a transmissão de dados. O estudo também revelou que para a instalação e operação da infraestrutura de TI, Tecnologia da Informação, e de telecom serão necessários investimentos elevados até a Copa de 2014.

Deverão, por conseguinte, ser destinados 309 milhões de reais para o setor de Tecnologias da Informação, e 184 milhões e 500 mil reais para a telecom. Esses recursos serão usados para a implantação dos centros internacionais de transmissão de dados e de mídia, fundamentais para a cobertura do evento.

De acordo com os estudos da Ernst & Young, a Copa do Mundo de 2014 vai gerar uma receita de 142 bilhões de reais adicionais para a economia brasileira. Como benefício adicional, o evento deverá criar mais de 3 milhões e 600 mil empregos no Brasil.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: