Menino de 11 anos sofre queimaduras graves em “desafio do fogo” proposto por amigos

Entenda como funciona a “brincadeira”Menino

Um garoto de 11 anos foi submetido a uma cirurgia de enxerto de pele após ter ateado fogo em seu próprio corpo e sofrido queimaduras graves, em South Yorkshire, no norte da Inglaterra. O estudante havia sido incentivado por amigos para participar do “desafio do fogo” (no original, fire challenge), uma brincadeira que se tornou fenômeno entre adolescentes de todo o mundo e que consiste em aplicar sobre a pele álcool (ou produto inflamável semelhante) e, em seguida, atear fogo, resistindo o máximo de tempo possível antes de apagar as chamas.

Os desafiados costumam gravar as suas experiências e compartilhar os vídeos nas redes sociais, mesmo as com graves consequências. Não é possível saber a quantidade exata de pessoas que entraram no jogo, mas existem milhares de vídeos no YouTube que mostram adolescentes em apuros. As cenas são parecidas: a pessoa aparece no banheiro, molhando a barriga com álcool e em seguida, acendendo o fogo. Rapidamente, as labaredas se espalham e poucos segundos depois a pessoa corre para o chuveiro. Em alguns vídeos, a brincadeira parece não ter dado certo e a pessoa aparece caída no chão em desespero ao ver as chamas se alastrarem pelo corpo.

No caso do estudante da Inglaterra, ele tentou abafar as chamas com a camiseta, mas, na segunda tentativa, ela reacendeu e ele teve o corpo incendiado. A mãe do garoto estava ocupada fora da casa, quando a irmã avisou que ele estava pegando fogo na área de serviço, segundo informações do jornal britânico Mirror.

“Ele nunca arranja problemas. Ele é um menino brilhante e eu nunca imaginei que ele fosse pensar em algo assim”, disse a mãe do garotinho.

As redes sociais estão sendo responsabilizadas pela mania doentia, que acredita-se ter começado nos Estados Unidos, com resultados fatais.

“Essa atividade imprudente não só põe em perigo as vidas dos participantes, mas coloca outras vidas em risco, caso as chamas se espalhem em toalhas ou tapetes”, alertou um porta-voz do serviço de resgate inglês.

Filhos na internet

Desafios como esse circulam na internet com mais frequência do que os pais podem imaginar. Por isso, é importante tentar identificar a postura dos filhos na internet. “Quando a criança apresenta um comportamento diferente – agressividade, mentiras, ansiedade, falta de sono ou apetite –, quando não quiser mais que os seus pais monitorem o que ela está acessando, quando se mostrar desconfortável com a presença de alguém enquanto está na internet e quando não quiser fazer mais nenhum programa ou atividade fora do computador, os pais devem estar sempre de olho, e principalmente nas conversas de que estão participando e conteúdos que estão acessando”, aconselha a psicóloga Gabriela Monéa, no site Psicólogos em São Paulo.

É importante que o computador esteja em um local de fácil visibilidade para os pais. O diálogo para conscientizá-los é fundamental. “Os pais devem explicar aos filhos o tipo de conteúdo e pessoas a que querem que eles tenham acesso ou evitem também. Além disso, existem programas e recursos nos computadores que permitem o monitoramento dos acessos e até do histórico de conversas com outras pessoas”, destaca Gabriela.

Se você deseja aprender mais sobre temas relacionados a esse, participe das palestras daTransformação total de pais e filhos, que acontecem todos os domingos, às 18h, no Templo de Salomão..

http://www.universal.org/noticia/2015/12/22/menino-de-11-anos-sofre-queimaduras-graves-em-desafio-do-fogo-proposto-por-amigos-35115.html

About Germano Guedes

Olá Pessoal, Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”. Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas. Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade. Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural. Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire. Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações. No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade. Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.
%d blogueiros gostam disto: