Jovens definem propostas de políticas públicas

12107206_1060212837332005_6960170779616885232_nCerca de 200 pessoas com idade de 16 a 39 anos definiram 22 propostas que embasarão um plano local de ações voltado para jovens. As discussões ocorreram no sábado (17), na fase distrital do encontro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães — organizado pela Subsecretaria da Juventude, da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude. O resultado dos debates também será apresentado na Conferência Nacional de Juventude, em dezembro, também na capital federal.

Na lista de propostas, estão questões como a construção de uma universidade distrital. “O encontro foi um sucesso, pois conseguimos escutar diretamente deles quais as prioridades na definição das políticas que os atenderão”, resume a subsecretária da Juventude, Aline Bezerra de Andrade.

O documento é resultado de discussões em cinco etapas regionais, que reuniram jovens das 31 regiões administrativas e ocorreram em julho e em agosto de 2015. No encontro de ontem, foram eleitos 16 delegados que participarão da conferência nacional — 13 representantes da sociedade civil e três do governo de Brasília (veja quadro).

LISTA DE DELEGADOS ELEITOS NA 3º CONFERENCIA DISTRITAL DE JUVENTUDE

MULHERES CIDADE HOMENS CIDADE
THAMIRIS OLIVEIRA SANTA MARIA VICTOR RENATO JUNQUEIRA LAGO SUL
MAIEIA RIBEIRO GAMA VICTOR GORMAN BRASÍLIA
NATÁLIA DE LIMA SANTA MARIA UGO TODDE LAGO NORTE
KATIA FONSECA PLANALTINA YURI DO AMARAL JARDIM BOTÂNICO
RAYLANE BRITO SAMAMBAIA JULIO LISBOA GAMA
ELLEN REZENDE TAGUATINGA RONIELSSON BRAZLÂNDIA
SHEILA SILVA SÃO SEBASTIÃO ALEX NAZARE GOVERNO
ALINE BEZERRA GOVERNO RAPHAEL SEBBA GOVERNO

As prioridades levantadas foram divididas nos 11 eixos centrais do Estatuto da Juventude: cidadania, participação social e política e representação juvenil; educação; profissionalização, trabalho e renda; diversidade e igualdade; saúde; cultura; comunicação e liberdade de expressão; desporto e lazer; sustentabilidade e meio ambiente; território e mobilidade; e segurança pública e acesso à Justiça. O conteúdo também será encaminhado aos respectivos órgãos para que sejam tomadas as providências possíveis.

As conferências regionais e a nacional estão na terceira edição. As duas primeiras, que ocorreram em 2009 e em 2011, produziram resultados importantes para os jovens brasileiros. Foi a partir dessa discussão, por exemplo, que foi criado o Estatuto da Juventude, que regulamenta, no âmbito nacional, os principais direitos do público. É ele que garante, entre outras coisas, descontos e gratuidades no transporte interestadual e a meia-entrada em eventos culturais e esportivos a jovens de baixa renda.

Mariana Damaceno, da Agência Brasília

http://www.crianca.df.gov.br/noticias/item/2952-jovens-definem-propostas-de-pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas.html

About Germano Guedes

Olá Pessoal,
Sou Germano Guedes, criador do site “a politica e o poder”.
Baiano, morador da Estrutural desde 99, cheguei a Capital Federal para tentar a vida como milhares de outras pessoas.
Ao chegar na Estrutural, começei a participar de discussões que visavam a melhoria da qualidade de vida na Cidade. Vi que alguns grupos já formados, ” monopolizavam” os moradores e inclusive, a informação que chegava até a comunidade.
Nessa condição, resolvi criar um blog – meio que possibilitaria levar informação as pessoas. Neste canal, soltei o verbo e começei a dizer o que eu realmente pensava sobre o que acontecia na Estrutural.
Abordei vários assuntos polêmicos, revelei notícias “bombas” e muitas vezes, tive que desmascarar grupos organizados que não pensavam no interesse da população – como diz o ditado ” era só venha a nós” e a população que se vire.
Como Prefeito Comunitário pude participar mais ativamente das ações políticas que discutiam a Estrutural. Lixão, instalação de creches, reabertura de escolas e a regularização de alvará dos comerciantes eram algumas de nossas reivindicações.
No ano de 2014, fui indicado pelo meu Partido – PRB – a vaga de administrador da Cidade.
Continuo abastecendo o site com notícias e assuntos polêmicos, dizendo realmente o que penso. Porém, agora somos uma equipe e ” A Política e o Poder”, além de abordar assuntos correlatos à Estrutural, terá uma discussão voltada para todo o Distrito Federal, garantido informação e notícias exclusivas a todos os brasilienses que nos acompanham.

%d blogueiros gostam disto: