Jornalista pernambucano lança livro registrando flagelo da seca no Ceará, em Pernambuco e na Paraíba

 por Luís Tôrres

Ele é um reconhecido no cenário político regional e dono de um dos blogs de política mais acessados do país, mas não conseguiu ficar insensível diante de um dos problemas mais crônicos do Nordeste: a seca. Ao percorrer cidades prejudicadas pela ausência de chuvas nos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba, o jornalista Magno Martins registrou imagens e recolheu histórias de pessoas que sabem o que é morrer de sede na terra de Canaã. O material foi transformado no livro Reféns da Seca, que traz ainda sugestões para combate da seca no Nordeste.

O livro, o quarto produzido pelo jornalista, já foi lançado em Pernambuco e deverá chegar em breve na Paraíba, cenário que também contribuiu para a produção da obra. Reféns da Seca não fica apenas no campo da denúncia social e do que pinçou de desgraça rastreada pela longa seca. Vai mais além e mostra que o fenômeno tem solução, mas precisa de decisão política. Uma das alternativas é o projeto Base Zero, do engenheiro José Arthur Padilha, objeto de um capítulo específico do livro.

O interessante é que Reféns da Seca traz fotos registradas de um smartphone, que acompanhou o autor durante todo o percurso, realizado em novembro de 2012.

O livro mostra, ainda, a experiência de Israel, que produz abundantemente em pleno deserto, passando também pelo exemplo chinês na retirada do papel do seu projeto de transposição de águas, o que vem sendo feito igualmente no Brasil, mas com resultados duvidosos, atrasos e contestações de estudiosos.

Mais uma obra importante no sentido de alertar nossas autoridades e a nossa sociedade para o problema da seca.

Pra mim, aqui na Paraíba, poderia ser lançado, inclusive, na Assembleia Legislativa da Paraíba, que este ano fez um belíssimo trabalho com a Caravana da Seca, divulgando e sensibilizando a sociedade paraibana sobre o sofrimento que é viver sem ter um dos elementos mais básicos para a vida humana.


About A Politica e o Poder

%d blogueiros gostam disto: